fev 21

Healthtech: app chinês diz se usuário viajou com alguém contaminado por vírus

Uma plataforma digital na China permite descobrir se, em uma viagem de trem ou avião no país, havia algum passageiro infectado pelo coronavírus. Mais de 21 milhões de pessoas já acessaram o novo app da Qihoo 360, uma das maiores empresas de segurança digital na China, apenas dois dias depois do lançamento do app.

A ferramenta é aberta e pode ser acessada pelo portal 360, da companhia chinesa. Basta que o usuário coloque o número de sua viagem no software para ser notificado se há a possibilidade de contaminação do vírus. Em caso positivo, o programa ainda oferece informações de saúde, como lista de sintomas e a recomendação para consultar um médico.

Os dados analisados pelo aplicativo vêm de diversas fontes públicas, como base de dados de hospitais e informações das companhias estatais de transporte. A plataforma digital conta com algoritmos de inteligência artificial da Qihoo 360 para cruzar os dados e identificar riscos de contaminação.

Desde o início do ano, já foram contabilizados cerca de 8 mil casos de contaminação do coronavírus. Houve mais de 170 mortes por conta da doença. Neste cenário alarmante, as principais empresas de tecnologia do país desenvolvem formas de ajudar a saúde pública.

FONTE: STARTSE