jul 22

Gmail vai facilitar pesquisa por e-mails com ajuda de inteligência artificial

O gerenciador de correio eletrônico do Google ajustou o recurso de aprendizado de máquina para aprimorar a procura por mensagens específicas da caixa de entrada

Google lançou melhorias no Gmail para tornar as sugestões de pesquisa mais precisas para o resultado desejado. As sugestões são aqueles primeiros resultados que surgem assim que você começa a digitar algo na ferramenta de lupa, uma tentativa do algoritmo de acertar qual conteúdo o usuário procura.

A empresa diz ter atualizado o modelo de aprendizado de máquina para permitir ajustes contextuais na busca. Segundo o Google, o algoritmo também considerará a correspondência com os seus contatos de e-mail mais frequentes na hora de exibir o resultado — considerarão as interações históricas da sua conta com outros usuários para tentar adivinhar a intenção da busca.

Como o Google não compartilhou nenhum print de tela, não dá para saber exatamente quais as mudanças visuais (se é que elas existem) nem como afetarão todos os dispositivos. A verdade é que a mudança pode ser bem sutil, mas ajudar muito quem precisa localizar um e-mail específico em uma caixa de entrada com dezenas de milhares de mensagens.

Gerenciador de e-mails do Google em evolução

Em maio deste ano, o Gmail para Android passou a mostrar filtros de pesquisa ao visualizar marcadores e pastas. A ideia era permitir a localização rápida do resultado se a pessoa já souber onde a mensagem poderia estar localizada.

Recentemente, o serviço de correio eletrônico mudou o visual para todos os usuários, mas abriu a opção de ajuste manual. Quem não curtiu a barra lateral da esquerda poderá remover os ícones e excluí-la em definitivo da interface, o que deixa mais espaço livre para os e-mails.

As sugestões de pesquisa aprimoradas do Gmail começaram a ser liberadas a partir desta segunda-feira (18) e devem levar algumas semanas para chegar a todos. Esta novidade deve ser aplicada aos usuários de contas pessoais, Google Workspace e clientes legados do G Suite Basic/Business da versão web, nos aplicativos para Android e iOS.

FONTE: https://www.terra.com.br/byte/gmail-vai-facilitar-pesquisa-por-e-mails-com-ajuda-de-inteligencia-artificial,c826cf721f891425c1ab7fd5e3a7d01997n43tmc.html