out 16

GM testará carros elétricos autônomos nos EUA ainda em 2020

Testes não incluirão motoristas humanos reservas que poderiam tomar o volante em caso de falhas

General Motors (GM) e sua subsidiária de carros autônomos Cruise anunciaram que vão começar a testar veículos autônomos não tripulados no fim de 2020. Os testes acontecerão em São Francisco, cidade estadunidense da Califórnia, onde o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV), órgão que permite que veículos autônomos operem no estado sem um motorista humano de reserva ao volante, concedeu uma licença à montadora.

“Não somos a primeira empresa a receber essa licença, mas seremos os primeiros a colocá-la para uso nas ruas de uma grande cidade dos Estados Unidos“, disse Dan Ammann, CEO da Cruise, em um post na plataforma Medium.

A montadora até publicou um vídeo no qual Kyle Vogt, cofundador e CTO da Cruise, introduz os testes. “Milhões de quilômetros de testes em San Francisco não são uma escolha fácil. Mas nos concentramos no desafio mais difícil primeiro, porque é a chave para dimensionar nosso serviço autônomo. Ao mesmo tempo, estamos validando os sistemas de segurança necessários para operar totalmente sem um motorista no campo de provas de Milford, da General Motors, de quatro mil acres. Este teste é totalmente sem humanos no veículo. Agora alcançamos um novo nível de capacidade técnica e é hora de combinar essas trilhas de desenvolvimento – direção urbana complexa e testes totalmente sem motorista – e dar o próximo passo para cumprir nossa missão”, resume a legenda no YouTube.

A fala de Ammann provavelmente irritará o pessoal da Waymo e da cidade de Phoenix, também nos Estados Unidos, já que, no ainda no início deste mês, a subsidiária da Alphabet começou a prestar serviços com seus carros autônomos na cidade que é capital do estado do Arizona e que de pequena não tem nada.

“Este é o lugar onde anos de sangue, suor e lágrimas foram derramados por todos na missão Cruise”, acrescentou Ammann. “E é onde mais de três milhões de quilômetros de testes em cidades realmente cairão na estrada pela primeira vez: um carro elétrico, dirigindo sozinho, navegando em uma das cidades mais difíceis de dirigir do mundo”, completou.

A Cruise ainda não revelou quando permitirá que usuários reservem seus carros elétricos sem motorista.

FONTE: https://olhardigital.com.br/carros-e-tecnologia/noticia/gm-testara-carros-eletricos-autonomos-nos-eua-ainda-em-2020/108838