mar 11

Ford desenvolve tecnologia para evitar acidentes de ciclistas com carros de portas abertas

A Ford apresentou na Europa uma tecnologia para ajudar a evitar um tipo de acidente que tem se tornado comum com o aumento do número de motos, bicicletas e patinetes nas ruas: a colisão causada pela abertura de porta de carros estacionados. O “alerta de abertura de porta” emite sinais visuais e sonoros para quem está dentro e fora do veículo ao detectar que esse movimento pode gerar um acidente.

O sistema funciona por meio de sensores já usados nos carros da Ford para detecção de pontos cegos e frenagem automática, analisando a aproximação de veículos tanto pelo lado do motorista como do passageiro quando uma porta é aberta. Ao detectar a possibilidade de uma colisão, ele soa um alarme e começa a piscar LEDs vermelhos instalados nas bordas do espelho retrovisor e na parte interna da porta, alertando quem passa.

Os engenheiros estão desenvolvendo também um mecanismo que impede temporariamente a abertura completa da porta do carro até o sistema identificar que não há ninguém no perímetro. O motorista tem a opção de desativar manualmente esse recurso, se necessário. A tecnologia está sendo testada para atender diferentes mercados, tanto com volante à direita ou à esquerda, assim como diferentes configurações de vias e faixas.

FONTE: TI