abr 17

Foco no 5G! Anatel e Aneel querem compartilhar postes para telecom e energia elétrica

Com a possível chegada do 5G ao Brasil no futuro, a Agência Nacional de Telecomunicações já agiliza algumas decisões importantes para o serviço ser disponibilizado. A Anatel e a Aneel querem compartilhar os postes entre os setores de telecom e energia elétrica.

As duas entidades devem lançar uma consulta pública com o projeto em outubro ou novembro deste ano, para saber qual é o entendimento do mercado em relação à nova ideia de ocupação da infraestrutura.

Imagem: Reprodução

De acordo com o assessor da diretoria da Aneel, Caio José de Oliveira Alves, uma das principais questões que deverão ir à debate é o preço. Atualmente, vale R$ 4,13 por ponto. Além disso, dos 168 processos do ano passado, 92% tinham relação com os custos.

Já a atenção do gerente de Monitoramento das Relações entre Prestadores da Anatel, Fabio Cassotti, está voltada à regularização dos ativos. Segundo o executivo, não dá para fazer a mesma ocupação dos postes tal qual acontece no momento.

As declarações das duas agências foram dadas durante o Encontro de Provedores Regionais. Entre os atos desejados com a nova regulação, estão a limpeza dos postes – algo já promovido em São Paulo no ano passado –, regras para impedir retrocesso e mais métodos para precificação.

FONTE: TECH TUDO