Estudante da Uespi cria impressora 3D de baixo custo e placa que se movimenta com o sol

Os projetos inovadores foram desenvolvidos pelo aluno Alisson Mesquita, do 8º período do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual do Piauí.

Impressora 3D de baixo custo desenvolvida por estudante da Uespi — Foto: Ascom/Uespi

O estudante Alisson Mesquita, do 8º período do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), desenvolveu uma impressora 3D de baixo custo para aplicações em engenharias. O projeto inovador foi publicado na revista internacional ‘The Journal Engineering Exact Sciences’.

Segundo o aluno, o protótipo de impressora 3D desenvolvido por ele conseguiu atingir a qualidade de alguns produtos que estão no mercado.

“Inicialmente, nós pensamos em comprar uma máquina, mas vimos que não era viável. Daí desenhamos a estrutura da impressora e colocamos a mão na massa. Quando concluímos, vimos que a qualidade da nossa se equiparava a algumas que já estão no mercado”, destacou Alisson.

Alisson faz parte do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Energias Renováveis de Tecnologias Sociais (NUFPERPI). Ele destacou a utilização da impressora 3D em outros projetos.

“O projeto foi um sucesso, já que muitos estudantes utilizam essa impressora no laboratório. Inclusive, outros projetos científicos que utilizaram a impressora já ganharam prêmios e menções honrosas também. Com isso, conseguimos ver a importância dela”, comentou.

Para professor de engenharia elétrica Juan Aguiar, a impressora 3D era uma necessidade do curso, tanto para os pesquisadores quanto para o ensino em cursos de robótica. Mas na pandemia da Covid-19, a impressora foi utilizada para produzir máscaras face-Shields, que protegem o rosto e os olhos dos profissionais da saúde.

“Esse projeto saiu de uma necessidade. Nós precisávamos de equipamentos para o laboratório, mas o custo é muito alto, então decidimos fazer protótipos de plástico para que pudéssemos modelá-las e ensinar o aluno toda a engenharia de criação da máquina”, explicou o professor.

Rastreador solar

Rastreador solar — Foto: Ascom/Uespi

Outro projeto inovador desenvolvido pelo estudante Alisson Mesquita foi o “rastreador solar”, que otimiza a geração de energia elétrica a partir de sistemas fotovoltaicos. O protótipo liga os módulos de energia solar a um sistema robótico, fazendo a placa “seguir” o sol durante o dia, aumentando a energia gerada.

“A placa estimula um sistema fotovoltaico real, utilizado nas residências. Ele foi feito para fomentar o aprendizado prático da montagem de um sistema solar, já que dentro do curso de engenharia elétrica temos um núcleo de formação e pesquisa que incentiva treinamento de capacitação na área de energias renováveis”, explicou o estudante de engenharia elétrica.

FONTE: https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2023/07/11/estudante-da-uespi-cria-impressora-3d-de-baixo-custo-e-placa-que-se-movimenta-com-o-sol.ghtml