Google registra patente de novo Modo Avião mais completo e inteligente

Data para que a nova funcionalidade fique disponível ainda não foi divulgada pela Google.

Google está desenvolvendo uma nova funcionalidade para o modo avião, chamada Modo Voo Conectado. A empresa solicitou uma patente à Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO) para esta tecnologia. O objetivo é desativar os rádios do seu dispositivo móvel durante o voo, mantendo a conexão Bluetooth e Wi-Fi ativas.

O Modo Voo Conectado será ativado automaticamente quando o dispositivo detectar que você está voando. Isso será possível por meio de sensores no aparelho que rastrearão mudanças na aceleração e velocidade, queda de pressão e a presença de certos sons. Além disso, fatores contextuais, como atividade de reserva de viagem e status de check-in, também serão considerados.

Atualmente, ao ativar o modo avião no seu telefone, todas as conexões, incluindo Wi-Fi e Bluetooth, são desativadas. No entanto, você pode acessar o Bluetooth e o Wi-Fi ativando-os separadamente após ativar o modo avião. Este tipo de funcionalidade acontece tanto para Android quanto para iOS.

Internet durante o voo apresentará uma melhor qualidade

Com o Modo Voo Conectado ativado, a conectividade Bluetooth e Wi-Fi permanece disponível para uso no avião. A funcionalidade também permitirá que o dispositivo conectado ao Wi-Fi opere como se estivesse conectado à mesma “alta capacidade de largura de banda e uso ilimitado” que o Wi-Fi que você usa no solo.

Isso significa que processos que usam muita largura de banda, como backups de fotos, ainda podem ser executados durante um voo, independentemente das capacidades e qualidades reais da rede de voo. Assim, eles podem consumir uma quantidade significativa dos recursos limitados da conectividade à internet do avião.

Por mais que a ideia pareça interessante, ainda não se sabe quando que o Modo Voo Conectado se torne uma realidade nos dispositivos Android. Além disso, a proposta parece ser interessante até mesmo para usuários iPhone, que precisariam ver um movimento semelhante vindo da Apple.

Ainda não está claro se a Google lançará a funcionalidade para os usuários do Android ou se a Apple empregará uma tecnologia semelhante. No entanto, a patente mostra que a Google já está estudando essa tecnologia específica para uso em computadores durante voos.

FONTE: https://mundoconectado.com.br/noticias/v/35975/google-registra-patente-de-novo-modo-aviao-mais-completo-e-inteligente