Estes óculos aumentam a realidade a partir da audição

A empresa Bose anunciou nas conferências SWXSW que está a trabalhar num par de óculos de realidade aumentada.

Para quem não conhece o conceito, em poucas palavras, a realidade aumentada refere-se a dispositivos eletrónicos que alterem ou aumentem a experiência sensorial da realidade. Dito por outras palavras, que nos façam ter uma experiência da realidade a partir de coisas virtuais. Basta pensar no jogo Pokemon Go, a app de realidade aumentada que até agora teve mais sucesso: os jogadores andavam pelas ruas “reais” à procura de pokemons “virtuais”.

Estes não são os primeiros óculos de realidade virtual a serem desenvolvidos ou sequer lançados. Basta citar os Google Glass ou o Vaunt da Intel. Porém, estes óculos distinguem-se de todos esses de uma forma peculiar. Enquanto que o Vaunt ou os Google Glass se dedicam a introduzir informação visual na realidade, os óculos da Bose tem como objectivo focar-se em adicionar informação auditiva. Estes óculos querem aumentar a realidade a partir do som. Os óculos incluem também sensores de movimento e GPS.

Que tipo de utilizações poderá uma realidade aumentada com base em audio fornecer ao utilizador? Diversas. Por exemplo, combinar informação visual com informação auditiva: se o utilizador estiver a ver um sinal numa língua que não entende, os óculos poderão reconhecer essa língua e traduzir em tempo real o que está escrito. Se o utilizador olhar para uma janela, os óculos poderão indicar as previsões de tempo. Se o utilizador estiver a olhar para uma estátua ou monumento, os óculos poderão narrar informação relevante sobre os mesmos.

A Bose não está apenas dedicada a estes óculos em particular. A companhia acredita no seu conceito de realidade aumentada a partir de audio e lançou um fundo de $50 milhões de dólares e um Bose AR SDK para investir e ajudar companhias que queiram construir coisas com base na sua tecnologia.

Ainda não existe data de lançamento para estes óculos.

FONTE: MAIS TECNOLOGIA