Empresa projeta uso de tecnologia para acompanhar trânsito e favorecer pedestres

MOBILIDADE AINDA EM FASE DE TESTES NUM ESTÚDIO DE TV, PROJETO COLOCA O PEDESTRE EM PRIMEIRO LUGAR (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Quando se fala em inovação em mobilidade urbana se pensa em… carro autônomo, aquele guiado por computadores. Ele seria, em tese, a solução para um trânsito mais fluido e seguro. Novas tecnologias pensadas para os pedestres, no entanto, dessas pouco se ouve. Pois a empresa de design Umbrellium, baseada em Londres, quer mudar isso. Criou um projeto tecnológico que coloca o pedestre em primeiro lugar. Nele, a rua se transforma em tempo real de acordo com o movimento das pessoas e dos veículos.

Com a ajuda de câmeras e sistemas de inteligência artificial, a via imaginada pela startup detecta todos os elementos que aparecem numa travessia, por exemplo: bicicleta, carro, caminhão, ônibus, pessoas. A informação, então, é usada para calcular a velocidade e a trajetória que os usuários devem seguir. Depois, luzes de LED embutidas em um chão de plástico de alto impacto mostram o melhor ponto para atravessar a rua. Isso significa, basicamente, pisar no meio-fio, aguardar e ver uma faixa de pedestre se formar automaticamente à sua frente.

A faixa inteligente muda também de acordo com o número de pessoas circulando pelo local e com o clima. Se há muita gente, a largura da faixa aumenta. Se está chovendo, cria uma zona de proteção maior, contando com eventuais frenagens e derrapagens dos carros na pista molhada.

Os fundadores da Umbrellium acreditam que o projeto pode ser mais útil para áreas específicas, como próximas a escolas. Os testes estão sendo feitos, por enquanto, em um estúdio de TV.

FONTE: ÉPOCA NEGÓCIOS