Empreendedora brasileira cria software de realidade virtual que ajuda em tratamentos psicológicos

A ideia é que o TF Mind ajude terapeutas a realizar o tratamento de fobias. A plataforma deve ser lançada no começo de dezembro

A psicóloga Nataly Martineli teve a ideia de criar o TF Mind após um familiar desenvolver uma fobia. (Foto: Divulgação)

Além de gerar oportunidades para se ganhar dinheiro, a inovação na área da saúde tem o potencial de salvar vidas. Foi com essa percepção que a psicóloga Nataly Martineli fundou a TF Mind. Pela plataforma, profissionais da saúde fazem uso da realidade virtual para tratar fobias.

Segundo Nataly, a plataforma é um complemento  tratamentos tradicionais. Geralmente, os psicólogos estimulam seus pacientes a se imaginarem em situações traumáticas. Mas isso nem sempre é efetivo. “Nesses casos, muitas pessoas não imaginam ou simplesmente pensam em outra coisa”.

Outra técnica muito utilizada é a exposição direta a uma ocorrência de medo. Entretanto, esse método seria muito trabalhoso e agressivo, conta a especialista. A TF Mind se apresenta como uma solução para esses problemas. Ao colocar os óculos de realidade virtual, o paciente se vê em um cenário completamente controlado pelo terapeuta. Uma pessoa que tem medo de dentistas, por exemplo, se verá em um consultório de odontologia.