nov 23

Conheça Hoff Analytics, startup de Big Data que está transformando a Construção Civil

Só em novembro, a construtech foi destaque em duas importantes premiações.

Janaine Nascimento, CEO da Hoff Analytics

A Hoff Analytics, solução que qualifica dados do setor da construção no Brasil através do Big Data, hoje é a construtech que ocupa a terceira posição no ranking mais importante de open innovation do país. Além disso, conquistou o 10º lugar na categoria Empreendedorismo Feminino, e é apontada como uma das 100 startups que mais inovaram em 2022.

A startup, que também foi uma das cinco finalistas da 4ª edição do prêmio CCIBF Startups 2022, há poucos dias foi anunciada como vencedora do prêmio MoviMente Secovi-SP 2022, na categoria Construtech. A premiação do MoviMente Secovi-SP, é uma iniciativa que destaca as melhores soluções tecnológicas do setor imobiliário, para conectar projetos inovadores às empresas do segmento. A solução também conquistou o Selo de Inovação pela sua participação no Programa de Impulsionamento, AC boost, da Associação Comercial de São Paulo.

O propósito da Hoff é utilizar o Big Data Analytics, associado à inteligência artificial, para oferecer informações para o mercado da construção civil, transformando-as em estratégias e oportunidade de novos negócios para seus clientes e parceiros. Por isso, ela se tornou uma das top 3 construtechs que mais fecharam contratos com empresas neste ano.

Uma nova obra demanda diversos registros. Cerca de 500 mil novos registros são criados por mês no setor da construção. “No segmento da indústria da construção civil, dados são todas as informações registradas sobre obras, projetos, quantidade de produtos, vendas, números de profissionais registrados, consumo, entre outras inúmeras informações que surgem a cada minuto”, explica Janaíne Nascimento, CEO da Hoff Analytics. “Os algoritmos higienizam e tratam essas informações, identificando padrões de construção, metragem, tipo de obra, localização e outros isso tudo, ainda na fase de projeto.”

Para clientes como ArcelorMittal, DEXCO, Vedacit, Biancogres, Eternit, Sherwin Williams, Tigre, Supermix, Leroy Merlin, Schindler, Cebrace, Saint-Gobain e Kingspan, a Hoff mapeia registros de obras de todo o Brasil e entrega estratégias de acordo com a necessidade do negócio: direcionamento de equipes comerciais para regiões com maior volume de obras, maior assertividade no processo de prospecção, aplicação de esforços nos profissionais que atuam em obras com potencial para consumo do produto. Com ajuda da inteligência de dados, é possível avaliar viabilidade de abertura de novas lojas ou franquias e encontrar obras de forma simples, encurtando a jornada e criando oportunidades de negócio mais objetivas.

Atualmente, já são mais de 50 milhões de dados minerados dentro da plataforma. Para a área de projeto, essas informações se transformam em conhecimento de padrão das edificações e análise de entorno, e para a área comercial, significam segmentação de circunstâncias favoráveis para novos negócios desde a fase de projeto. Para a área de marketing, também possibilitam previsão de consumo e referências para Market Share.

Janaíne pontua que o setor encontra nos dados o que é preciso para entender o comportamento e as necessidades do mercado. “Os dados, quando estruturados, se transformam em informações. Ao analisá-las, podemos traçar estratégias competitivas, capazes de diminuir riscos, aumentar acertos e apontar para escolhas mais objetivas. Aqui no Brasil, a ciência de dados ainda dá os primeiros passos, e esse é o momento de começar a utilizá-los para otimizar a resolução de demandas que não conseguíamos resolver antes, ou que eram resolvidas de forma superficial. Com o auxílio dos algoritmos, será mais fácil oferecer serviços e produtos que atendam a essas demandas”.
FONTE: https://manezinhonews.com.br/noticia/32592/conheca-hoff-analytics-startup-de-big-data-que-esta-transformando-a-construcao-civil