Cientistas russos dobrarão a força dos produtos 3D impressos

Especialistas da Universidade Tecnológica Nacional de Pesquisa (NITU) “MISiS” estão trabalhando em uma técnica que permitirá pelo menos dobrar a força dos produtos obtidos em uma impressora 3D.

Note-se que a impressora 3D de mesa comum tem um potencial de produção muito significativo. Em particular, a produção anual excede 100 kg de produtos poliméricos. Assim, o dispositivo pode cobrir totalmente as necessidades de seu proprietário em produtos plásticos.
Os pesquisadores da MISiS estão trabalhando para transformar uma impressora 3D convencional em um meio real de fabricar produtos domésticos. Para fazer isso, é necessário aumentar a força das “impressões” resultantes. Os cientistas descobriram que é possível melhorar significativamente as características de resistência de um produto polimérico, fornecendo uma temperatura suficientemente alta no limite entre a camada de formação e a camada anterior da peça. Além disso, a eficiência da extrusão afeta a força.

“Ao maximizar a temperatura do produto e a eficiência da extrusão, podemos aproximar de perto a resistência no limite entre camadas à resistência do próprio material. Independentemente da geometria do produto, a otimização dos parâmetros de temperatura do processo fornece resultados visíveis – a resistência das peças em comparação às peças convencionais impressas por parâmetros padrão aumenta até duas vezes ”, diz a publicação MISiS.

FONTE: AVALANCHE