out 19

China apresenta a maior turbina eólica do mundo para operação offshore com potência de 13,6 MW

A China acaba de desenvolver e instalar a maior turbina eólica do mundo. O equipamento será utilizado para a produção de energia eólica offshore, gerando 13,6 MW.

Coincidindo com a realização do 20º Congresso do Partido Comunista Chinês, que foi aberto no último sábado em Pequim, a China pôs em operação no domingo sua mais recente tecnologia no setor de geração de energia eólica offshore: uma turbina eólica com potência de 13,6 MW, sendo esta a mais potente da região Ásio Pacífico.

Turbina eólica garante a geração de energia eólica offshore suficiente para abastecer 30 mil casas

O diâmetro da hélice da turbina eólica instalada na China é de 252 metros, sendo o maior do mundo. O novo equipamento pode gerar até  63,5 milhões de Kw/ hora por ano, garantindo o abastecimento de 30 mil casas de três pessoas cada uma.

A nova turbina de energia eólica offshore da China possui a maior capacidade de unidade única na região na Ásia-Pacífico e o maior diâmetro de hélice do mundo. O uso da turbina impulsionaria a modernização industrial do setor offshore do país e também impulsionaria a transformação da estrutura energética do mesmo.

É  importante lembrar que a China instalou outra grande turbina de energia eólica offshore no mês de junho, como parte de um projeto para avanço de tecnologia. Segundo informações, a construção da turbina foi feita com foco em condições desafiadoras em alto mar, podendo conseguir resistir a um tufão que acontece a cada 100 anos.

Chamada de Fuyao, a plataforma gigante da China foi levada de Maoming, no sul da China, em uma localização de 11 quilômetros da costa, no Mar da China Meridional. Esta localidade foi escolhida para a instalação da turbina eólica devido à profundidade da água, que pode variar entre 52 m e 68 m, e também por conta de seu fundo marinho complexo.

Siemens Gamesa coloca em operação sua primeira turbina gigante com pás recicláveis

As primeiras pás eólicas recicláveis da empresa estão rodando em uma turbina no parque de energia eólica offshore na cidade de Kaskasi, na Alemanha. Essa é a primeira instalação e operação a nível comercial de tecnologia de turbina eólica com pás eólica recicláveis.

O conjunto altamente tecnológico da empresa recebeu o nome de RecyclableBlade e foi instalado nas turbinas da usina alemã, sendo produzidas a partir de vários materiais embutidos em resina. De acordo com informações da Siemens, a separação da resina, fibra de vidro, madeira, dentre outros materiais, foi realizada por meio de uma solução ácida suave.

A Siemens ressalta ainda que os materiais podem então entrar na economia circular, fazendo com que sejam desenvolvidos novos produtos, assim como malas ou invólucros de tela plana, sem que seja necessário recorrer a outros ou mais recursos brutos.

Mercado de energia eólica offshore recebe novas tecnologias

World Wide Wind, uma empresa sediada na Noruega desenvolveu um novo projeto para uma turbina eólica flutuante de eixo vertical. O projeto tem o potencial de transformar completamente a forma como é utilizada a energia eólica offshore.

O novo conceito da empresa promete gerar o dobro de potência das maiores turbinas tradicionais, que estão disponíveis no mercado atualmente. Utilizando dois conjuntos de pás que inclinam e giram na direção oposta, a empresa afirma que sua grande turbina eólica possui potencial para chegar até 400 metros de altura.

A tecnologia consegue liberar uma potência e densidade incomparáveis, o que pode resultar em uma redução considerável no custo da energia eólica offshore.

FONTE: https://clickpetroleoegas.com.br/china-apresenta-a-maior-turbina-eolica-do-mundo-para-operacao-offshore/