out 19

Mapa de inovação e tecnologia aplicação à neurociência: como o Dia da Inovação será celebrado

O dia 19 foi escolhido como uma homenagem ao primeiro voo bem-sucedido de Alberto Santos Dumont com um dirigível ao redor da Torre Eiffel, em Paris, em 1901.

Inovação: o país ocupa a 54ª posição no ranking do Índice Global de Inovação (IGI), após avançar três posições em relação aos dados de 2021 (baramee2554/Thinkstock)

Dia Nacional da Inovação, celebrado nesta quarta-feira, 19, estará no foco de uma série de atividades ao longo do dia. A escolha da data, aprovada pelo Congresso Nacional em 2019 e sancionada em 2010, é uma homenagem ao primeiro voo bem-sucedido de Alberto Santos Dumont com um dirigível ao redor da Torre Eiffel, em Paris, em 1901.

Atualmente, o país ocupa a 54ª posição no ranking do Índice Global de Inovação (IGI), após avançar três posições em relação aos dados de 2021.

O levantamento é feito pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO, na sigla em inglês) e foi divulgado em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O estudo considera 123 países.

Para comemorar a data, o Inovabra Habitat, ecossistema de inovação criado pelo Bradesco, recebe um evento onde será apresentado o “Mapa da Inovação Corporativa”. Desenvolvido pela  Aevo, plataforma de gestão da inovação, em parceria com Inventta, consultoria em inovação, o mapeamento foi realizado a partir de um questionário que contou com a participação de mais de 300 líderes de empresas de grande e médio porte.

O estudo buscou entender o grau de disseminação dos conceitos de inovação e as estruturas com as quais os executivos lidam para fomentar a inovação interna e externa.

O encontro reúne profissionais de empresas como BRQ, Cargill, Cyrela, Energisa, General Mills, OEC (Odebrecht), PWC, Suzano, Thermo Fisher, Thyssenkrupp e Ultracargo, além dos CEOs das empresas que fizeram o levantamento.

Como criar novos negócios

A temática da inovação está presente também o Futurecom, evento de tecnologia realizado entre os dias 18 e 20, em São Paulo. Entre os pilares de conteúdo desta edição, a conectividade em expansão, jornadas de transformação e ecossistemas em integração.

Uma questão latente é como o 5G, tecnologia cuja adoção vem sendo escalada no país, pode gerar novos negócios e inovações que contribuam com a construção de soluções e cidades mais inteligentes.

Para participar do congresso e conferir a programação completa, basta acessar o site do evento.

Inovação e neurociência

Outro evento que reflete sobre a data é o Happinnes Brasil, que acontece a partir das 9h, no Centro de Inovação do Estado de São Paulo. Com olhar sobre as contribuições da inovação e da tecnologia para a neurociência, o evento aborda a jornada para felicidade dos colaboradores e também saúde mental.

O encontro conta com uma imersão no hub de inovação paulista, feira e uma agenda de palestras. Entre os participantes, estão Márcio Marega, head de Bem-estar do Hospital Israelita Albert Einstein, Jurandir Pereira, gerente nacional de relacionamento do Grupo Cogna, e Jaime Jimenez, fundador da consultoria Osher e professor da Fundação Dom Cabral, FIA e consultor do BTG Pactual.

FONTE: https://exame.com/negocios/mapa-de-inovacao-e-tecnologia-aplicacao-a-neurociencia-como-o-dia-da-inovacao-sera-celebrado/