maio 15

Carrefour estreia rastreamento de produtos por blockchain

Clientes terão acesso a todas as etapas de produção e poderão acompanhar caminho percorrido pelos produtos

O Carrefour estreou nesta semana sua plataforma que usa o blockchain para o rastreamento de produtos. Com a tecnologia, a empresa vai mostrar ao consumidor todas as etapas da produção de sua nova linha, Suíno Sabor e Qualidade. Esta é a primeira iniciativa do tipo no varejo brasileiro.

Por meio de um QR Code, os consumidores terão acesso a informações específicas de cada lote. Basta fazer a leitura da etiqueta para conhecer o modo de criação, nome do criador, localização da fazenda, alimentação dos animais, cuidados veterinários, condições de transporte até os frigoríficos e dados sobre o bem-estar do animal até chegar às gôndulas.

Por enquanto, a novidade vale apenas para o estado de São Paulo. Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade do Grupo Carrefour, explica que este é apenas o primeiro passo.”Esta primeira cadeia de rastreamento deverá ser seguida de outras”, afirma.

A plataforma blockchain vai permitir que o Carrefour tenha mais eficiência em casos de bloqueio e recall, além de tornar seu processo mais transparente, fator que os consumidores valorizam cada vez mais. A novidade é fruto de uma parceria com a Sale Trace, especialista em rastreabilidade.

FONTE: NOVAREJO