Campus Party 2018 – Mitch Altman acredita que todo mundo pode ser um hacker

Mitch Altman foi um dos grandes nomes apresentados pela Campus Partynesta quarta-feira (31). Hacker e inventor, Altman tem entre suas grandes invenções o TV-B-Gone, um chaveiro que desliga televisões em lugares públicos, e também conta com trabalhos no campo da realidade virtual. Para esta edição da Campus Party, ele preferiu deixar um pouco conselhos técnicos de lado, para dar conselhos, expor seus pontos de vista e afirmar que hacker não é apenas aquela pessoa isolada do mundo que programam e invadem sistemas.

Segundo Altman, “o hacker é uma pessoa que vê o mundo como algo cheio de recursos”, ou seja, alguém que identifique elementos para explorar, testar e usar, e que não fica limitado apenas ao mundo da informática. Qualquer um para ele pode ser um hacker, e pode inclusive “hackear a si próprio”, trazendo o termo “hackear” para algo mais próximo de empreendedorismo, ou nos levando de volta para as épocas das grandes invenções. Assim, é possível hackear, além de pessoas e sistemas, artes, ciências, sua própria comida e até o planeta.

Altman também aproveitou o espaço para deixar bem claro sua crença na tecnologia como ferramenta de união de pessoas e criação de comunidades. Para ele, a convivência pessoal é muito mais importante do que a comunicação via Internet, apesar de dar a sua importância para o virtual, pela sua capacidade de conectar pessoas distantes. Isso é motivo para que ele apoie os hackerspaces e as comunidades, ou mesmo a Campus Party, que promove este tipo de encontros.

E finalmente, aqueles que queriam dicas específicas de hackear algo ou alguém, saiu com conselhos de empreendedorismo. Para Altman, o empreendedorismo não é apenas sobre ganhar dinheiro, e sim sobre se satisfazer ao administrar um projeto, que já lhe traz um sentimento de recompensa, com a consequência financeira, que independente de valores, pode ser um bom combustível para suas iniciativas. Para conhecer mais sobre o hackerspace, é só visitar o site hackerspace.org.

FONTE: ARKADE