Banco Alemão testa blockchain para gestão de finanças públicas em país africano

O principal banco estatal da Alemanha, o KfW, e o Ministério das Finanças de Burkina Faso, país africano, testarão uma aplicação de blockchain para uso na gestão financeira pública, de acordo com um artigo publicado pela Cointelegraph.

O KfW, classificado em 2017 como o terceiro maior banco do país em ativos, assinou um acordo com o governo de Burkina Faso em junho de 2018, concedendo ao país um crédito de 7 milhões de euros para financiar áreas de abastecimento de água e saneamento. .

De acordo com o recente anúncio relacionado à blockchain, o TruBudget, um aplicativo de código aberto desenvolvido pelo KfW, será testado em Burkina Faso, na África, nos próximos seis meses, com a assistência das empresas globais de consultoria Accenture e BearingPoint.

A aplicação permitirá aos usuários armazenarem e aprovarem todos os contratos no setor usando blockchain em tempo real. O banco espera que isso ajude a reduzir os longos processos manuais e garantir que os fundos sejam usados ​​adequadamente.

 Segundo o KfW, o banco normalmente abriria um escritório em um país parceiro para lidar com os riscos. Joachim Nagel, membro do conselho executivo do KfW, acredita que a blockchain pode ajudar a supervisionar esses processos à distância:

“COM O TRUBUDGET, CRIAMOS TRANSPARÊNCIA PARA O BENEFÍCIO DE TODAS AS PARTES ENVOLVIDAS E PERMITIMOS QUE OS DOADORES USEM OS FUNDOS COM SEGURANÇA, MESMO USANDO AS ESTRUTURAS DO PAÍS PARCEIRO DIRETAMENTE.”

FONTE: SEGS