ago 03

99 lança carteira digital e entra para o mercado de fintechs

Novidade está disponível em cidades selecionadas como teste e deve ser expandida para o restante do país em três meses; serviço será integrado ao PIX, do Banco Central, a partir de outubro

A 99 anunciou na última sexta-feira (31) o lançamento do 99Pay, sua carteira digital. Este é o primeiro passo da empresa no mercado de fintechs, e tem como objetivo reduzir o pagamento em dinheiro para corridas e pedidos de comidas em seu aplicativo, que hoje está em torno de 70%.

Segundo a empresa, a carteira digital funciona diretamente no aplicativo da 99. É possível colocar um valor que fica de saldo para o pagamento das corridas e refeições solicitadas no app, mas também para transferências e boletos de contas de consumo, como água, gás e luz. O serviço é oferecido por meio de uma empresa financeira não revelada, e, a partir de outubro, estará integrado ao PIX, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central.

Serviço funciona dentro do aplicativo da 99. Foto: Divulgação

O principal alvo da empresa é a parcela da população desbancarizada (aqueles que ou não possuem ou não movimentam a conta bancária há mais de seis meses). “Se o passageiro não tem conta corrente, se não foi bem atendido por um banco ou se é desbancarizado, ele pode usar a 99Pay para ter benefícios como cashback e descontos em corridas”, afirmou Maurício Filho, diretor da 99Pay.

Em um primeiro momento, o serviço está disponível apenas em Curitiba (PR), São José dos Campos (SP), Campinas (SP) e Uberlândia (MG), mas, nos próximos três meses, deve ser expandido, de forma gradual, para o restante do país.

Indenização a motorista

Recentemente, a empresa sofreu uma perda nos tribunais. Um motorista que prestava serviços para o aplicativo 99 ganhou uma ação na justiça e deve receber R$ 8 mil por danos morais por ter sido bloqueado da plataforma sem aviso prévio.

Satiro Batista de Carvalho Neto diz que, em fevereiro, sua conta do 99 foi suspensa devido a uma suposta violação nos termos de contrato. O motorista, que diz que sempre teve avaliações altas dos passageiros, foi descredenciado do 99 sem nenhum aviso.

FONTE: https://olhardigital.com.br/noticia/99-lanca-carteira-digital-e-entra-para-o-mercado-de-fintechs/104497