10 artigos mais lidos sobre tecnologias disruptivas

A inteligência pós-digitalização está resultando em tecnologias disruptivas que estão mudando as formas como produzimos e geramos riqueza

O mundo está cada vez mais digital e competitivo. Muitos daqueles processos que antes se mostravam altamente produtivos, eficazes e competitivos frente aos concorrentes, agora se fazem necessário passar por mudanças operacionais que, muitas vezes, são radicais.

O surgimento de novas tecnologias e de iniciativas disruptivas, que utilizam Inteligência Artificial, Big Data & Analytcs, Internet das Coisas (IoT) e Cloud Computing, entre tantas outras frentes digitais, quando embarcadas e impulsionadas pela indústria 4.0 e pela competitividade feroz do mercado mundial, põe à prova a capacidade de empresas da velha economia conseguirem se manter sem inovação.

Essas correm o risco de verem, em pouco tempo, o encerramento do seu modelo de negócio. Uma coisa é certa: a utilização de práticas digitais é fundamental para as organizações que desejam sobreviver. E cabe à área de TI fazer o papel de protagonista para a transformação do modelo de negócio.

1 – Machine Learning: 10 histórias de sucesso Dos chatbots à análise preditiva, líderes de TI compartilham como estão usando Inteligência Artificial e Machine Learning para gerar insights de negócios e novos serviços.

2 – A mudança disruptiva só ocorre na convergência tecnológica E adotar tecnologias que ainda não se consolidaram é um desafio para qualquer empresa e seus executivos. Como enfrentá-lo?

3 – O novo Watson Assistant mira o mercado corporativo O mais novo assistente de IA ativado por voz difere do Alexa, Siri, Cortana e outros com uma abordagem de serviço white-label que funciona em segundo plano.

4 – Serverless na nuvem: AWS vs. Google Cloud vs. Microsoft Azure Há muitas diferenças entre elas, mas você vai descobrir que as funções não são tão importantes – é o que elas conectam que realmente importa.

5 – Open Banking: Como controlar a monetização de dados Open Bank é uma tendência, a Europa já começou a mudança e, a partir de janeiro de 2018, os bancos Europeus serão obrigados a abrir suas plataformas bancárias para outras organizações acessarem através do uso das APIs.

6 – 12 tecnologias disruptivas para os negócios em 2018 Da Inteligência Artificial à Realidade Aumentada, dezenas de tecnologias e tendências disruptivas começarão a ditar a forma como os negócios serão feitos.

7 – 5 formas de uso de Machine Learning para ataques cibernéticos Os algoritmos de IA estão melhorarão as soluções de segurança, mas também estão ajudando os cibercriminosos a realizar ataques maiores e mais complexos.

8 – Realidades Virtual e Aumentada mudarão as estratégias de mobilidade Nos próximos anos, as tecnologias devem chegar com força total às mais diferentes áreas profissionais.

9 – É hora de começar a se preparar para o fim do e-commerce Calma! Eu não estou louco. Apenas fiz uma viagem para o futuro e posso dizer com segurança que o e-commerce morreu.

10 – Bem-vindo a um novo ramo da economia: o Cryptoeconomics A bolsa de Chicago já aceita a negociação de contratos futuros a partir de Bitcoins. E já há uma tendência entre empreendedores em precificar seus produtos em termos de moeda tradicional e aceitar o equivalente em criptomoedas. Onde isso tudo nos levará?

FONTE:   CIO