Voz de Darth Vader já está sendo feita por inteligência artificial

Aos 91 anos, James Earl Jones, a lendária voz de Darth Vader na série Star Wars, está perto de se aposentar. E, de acordo com a Vanity Fair, o ator já teria até assinado um contrato permitindo que uma inteligência artificial o substitua na dublagem de futuras obras da franquia que atualmente pertence à Disney.

Jones teria assinado com a startup ucraniana Respeecher para que todo o arquivo de trabalho de voz do ator seja guardado e usado por inteligência artificial para criar novas linhas de diálogo com o som da voz icônica. Isso já foi usado inclusive na série de Obi-Wan Kenobi, do Disney+.

darth vader obi wan kenobi

O Respeecher é uma ferramenta que consegue “clonar” a voz de uma pessoa usando trechos de áudio gravados por ela. Ao reaproveitar linhas de diálogo gravadas ao longo de mais de 40 anos de produções Star Wars, os produtores da Skywalker Doung conseguiram fazer com que a voz de Darth Vader em Obi-Wan ficasse mais parecida com a dos primeiros filmes da série, em vez da voz envelhecida dos mais de 90 anos de Jones.

Isso não significa que James Earl Jones não teve participação alguma em Obi-Wan Kenobi, no entanto: o lendário ator ainda acompanhou a produção e deu palpites de como o vilão Darth Vader deveria ser caracterizado na série.

Não é a primeira vez que a Lucasfilms usa a tecnologia da Respeecher: em produções como The Mandalorian e The Book of Boba Fett, a ferramenta ajudou a recuperar uma voz mais jovem para Luke Skywalker, recriando digitalmente a voz de Mark Hamill do passado com auxílio de entrevistas antigas e dublagens feitas pelo ator.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/09/25/cinema-e-streaming/voz-de-darth-vader-ja-esta-sendo-feita-por-inteligencia-artificial/