dez 18

Uso de Inteligência Artificial nas empresas: Conheça alguns exemplos

Empresas já dispõem de Inteligência Artificial para melhorar gestão e resultados

 

Conheça algumas aplicações que ajudam a conhecer as necessidades dos clientes e ainda reduzir custos para alavancar os negócios.

Há pouco tempo, as pessoas pensavam em inteligência artificial como algo que só seria possível em um futuro distante. Robôs passariam a executar tarefas rotineiras ou complexas em nome do conforto dos seres humanos.

Muito já foi mostrado em filmes como “Blade Runner”, “O Homem Bicentenário” e até no desenho “Os Jetsons”, nos quais as interações entre homem e máquina se davam em aperto de botões e reconhecimento de voz, por exemplo.

Acontece que o futuro já chegou e muitas empresas se utilizam de recursos baseados em Inteligência Artificial para descobrir, por exemplo, preferências dos clientes, melhoria em produtos e serviços, e até prever tendências de consumo.

 

Dados são a base da conta

A Inteligência Artificial já é uma realidade em empresas brasileiras. O Bradesco, por exemplo, utiliza a tecnologia para melhorar a produtividade. Tudo acontece quando as aplicações compilam dados e analisam as experiências diárias, padrões e tempo necessário para melhorar processos. Assim, ela calcula, de maneira automática e autônoma, índices, gráficos e tabelas que ajudam na tomada de decisão por parte dos gestores. E ainda tem um detalhe: essas máquinas “aprendem” com o passar do tempo a prever possíveis comportamentos nas atividades de clientes e funcionários.

 

Aumento na competitividade

O número crescente de empresas e produtos disponíveis no mercado traz uma enorme dificuldade para gestores conseguirem um diferencial capaz de aumentar vendas e lucros. E a quantidade de dados a serem analisados só aumenta, tornando os “cálculos” cada vez mais sofisticados. Qualquer possibilidade de vantagem em relação aos concorrentes é guardada a 7 chaves, já que qualquer passo a frente, por menor que seja, é capaz de trazer resultados significativos. Para você ter ideia, uma pesquisa realizada pelas Sales Force apresentou números altamente positivos para empresas que adotam algum tipo de Inteligência Artificial para análise de vendas:

  • 83% das empresas perceberam aumento na retenção de clientes
  • 74% das empresas notaram que a velocidade das vendas aumentou

 

Aplicações mais utilizadas para reunir dados

 

Chatbots

São totalmente ligados ao banco de dados da empresa. Utilizam linguagem convencional para “conversar” com as pessoas e transferem seus dados de maneira eficaz. Além disso, reconhecem nomes, números de telefones e etc. para reproduzir o comportamento humano. Armazena tudo o que for essencial e ainda pode atender, encaminhar solicitações ou até mesmo resolver um problema sozinho.

 

Assistente pessoal

É um verdadeiro auxiliar na hora de resolver tarefas simples, como lembrar das tarefas do dia, agendamento de reuniões, horários de visitas, tempo de uma viagem, entre outras.

 

Aplicações de gestão

A Inteligência Artificial ajuda a conectar dados que facilitam a troca de informações e tomadas de decisão. Ajudam também a identificar quais colaboradores estão executando tarefas de maneira mais eficiente e melhoram os resultados da organização.

 

Parceria Accept e NVIDIA

 

Antes de pensar em programas de Inteligência Artificial (IA), é fundamental preparar as máquinas da empresa para recebê-los. Afinal, as aplicações dependem de soluções em computação de alta performance. Pensando nisso, a Accept se uniu a NVIDIA para oferecer componentes, sistemas e supercomputadores que oferecem maior potência para data centers.

Veja como alguns produtos podem otimizar e acelerar o desempenho da IA nas empresas:

 

NVIDIA Tesla P100/V100

Os aceleradores de placa de vídeo são os mais avançados para data centers. Eles oferecem a arquitetura de placa de vídeo NVIDIA PascalTM que oferece desempenho maior com menos nós lentos. Na prática, isso permite uma melhora substancial na taxa de transferência e reduzem seu tempo, trazendo mais economia para a TI. Além disso, facilitam o aprendizado profundo da IA.

 

NVIDIA DGX Systems

Sistema projetado especialmente para acelerar a análise de dados e aperfeiçoar o aprendizado da IA. Mesmo tão sofisticado, ele possui gestão simplificada e ainda possui fácil instalação.

 

NVIDIA DGX Station

É um supercomputador pessoal projetado para uso com IA. Possui a vantagem de ser usado na mesa do escritório. Possui soluções de hardware e software integradas que permitem instalação e utilização rápidas e intuitivas. Assim, é possível manter o foco nos dados ao invés de perder tempo pensando em peças e componentes. Toda a rapidez e tecnologia necessárias para desenvolver a IA e ainda mantê-la funcionando em um ambiente ágil e completo.

 

Hora de acelerar a empresa

 

Agora que você já conhece alguns itens essenciais para levar a transformação da Inteligência Artificial para sua empresa, entenda que toda essa evolução não é privilégio de grandes corporações. Existem soluções tanto em equipamentos quanto em softwares que podem ser adaptados a pequenas e médias empresas sem pesar no orçamento da TI. Vale lembrar também que esse tipo de investimento é capaz de elevar resultados e promover mudanças em diversos setores como vendas, pessoal e logística. Toda a empresa se beneficia da agilidade e insights conquistados pela mudança.

 

Como começar

Entre em contato com a Accept e conheça, além dessas soluções, mais produtos como servidores, armazenamento de dados, e terceirização de serviços. Uma equipe dedicada está pronta para atendê-lo, sanar dúvidas e oferecer opções que certamente irão se adequar ás necessidades do seu negócio.

FONTE: ACCEPT