Trem do futuro é movido à água, atinge 140 km/h e já tem data para começar a operar

A preocupação mundial com o meio ambiente tem feito com que cientistas trabalhem cada vez mais para desenvolver projetos sustentáveis, especialmente no que diz respeito à energia limpa, ou seja, que não emite gás carbônico que agride a camada de ozônio e piora o aquecimento global.

Trem ecológico na Alemanha emitirá vapor de água

Uma das novidades mais recentes é o trem do futuro, criado pela empresa de engenharia Alstom, que funcionará a base de hidrogênio misturado a oxigênio e tem previsão de início para seus serviços já a partir de 2021, na Alemanha.

De acordo com a companhia, serão construídos 14 comboios livres de emissões, chamados de Coradia iLint, que podem viajar 1.000 km com um tanque de hidrogênio completo que, misturado ao oxigênio da atmosfera, dá origem à energia que permite alcançar uma velocidade máxima de até 140 km/h.Os veículos apenas emitem vapores de água durante a operação, tornando-os uma alternativa ecológica ao diesel, uma vez que não produz emissões nocivas que promovem impactos negativos para o meio ambiente.

Ilha no pacífico tem maior concentração de lixo plástico do mundo: 37 milhões de detritos

Localizada no território das Ilhas Pitcairn, no Reino Unido, a Ilha Henderson, que está desabitada, é considerada uma das mais remotas do mundo. Mas, ainda assim, é a que possui maior concentração de detritos plásticos do planeta, segundo um estudo publicado pela revista científica Proceedings da National Academy of Sciences.

A Ilha Henderson só é visitada a cada cinco ou dez anos para fins de investigação, mas a sua localização, perto do centro da corrente do Oceano Pacífico, faz com que ela se torne destino de detritos transportados da América do Sul ou depositados por barcos de pesca. Atualmente, ela abriga 37,7 milhões de peças de plástico.

Poluição em ilha: números são assustadores

Dados de uma recente expedição liderada pela bióloga e pesquisadora Jennifer Lavers, da Universidade da Tasmânia, Austrália, mostram que as praias da ilha possuem mais de 671 itens de plástico por metro quadrado, a maior densidade já registrada em todo o mundo.

Com base nas amostras observadas em cinco locais, estima-se que mais de 17 toneladas de detritos plásticos já foram depositadas na ilha, com mais de 3.570 novos pedaços de lixo lavados à ilha todos os dias, afirma Jennifer.

A bióloga explica que a maioria das mais de 300 milhões de toneladas de plástico produzidas em todo o mundo não é reciclada e, como é flutuante e durável, tem um impacto a longo prazo sobre o oceano, oferecendo riscos de emaranhamento e ingestão para diversas espécies de animais.

FONTE: VIX