Toronto terá bairro inteligente com energia solar em 2020

Projeto será construído pela empresa de urbanismo Sidewalk Labs, da Alphabet, holding dona do Google

A cidade de Toronto, no Canadá, ganhará um bairro inteligente por meio de um acordo fechado pela empresa de urbanismo Sidewalk Labs, da Alphabet, holding dona do Google. A proposta da Sidewalk aguarda uma última avaliação da Waterfront Toronto, entidade reguladora que supervisiona o projeto, antes da aprovação final, prevista para março de 2020.

A subsidiária da Alphabet está planejando desenvolver o projeto “Quayside” em Toronto, desde 2017. O bairro inteligente será construído na comunidade de cinco hectares ao longo do lago Ontário, depois que a proposta for aprovada oficialmente no próximo ano. Segundo informações do projeto preliminar apresentado pela Sidewalk, o bairro será reconstruído em madeira, incluindo lojas, escritórios e casas.

A companhia propõe desenvolver um bairro moderno e sustentável, com inovações que incluem o uso de energia solar fotovoltaica em residências e comércios, robôs subterrâneos para descarte e gerenciamento de resíduos, carros autônomos, calçadas móveis e uma rede de sensores capaz de monitorar ruídos, tráfego e poluição. Além disso, o projeto inclui coleta de dados em toda a cidade, com a ideia de tornar sua gestão mais eficiente e mais sustentável.

Por outro lado, mesmo com a pegada sustentável, ativistas locais estão questionando o projeto Quayside, gerando controvérsias em relação à privacidade dos dados. Outro questionamento foi em relação ao plano preliminar apresentado pela Sidewalk, em junho deste ano, que previa a criação da “Idea District”, uma área de 190 acres à beira-mar, aproximadamente 76 hectares. Nesse caso, as autoridades da cidade chamaram a proposta de “apropriação de terras”, já que a ideia inicial também abrangeria 16 vezes mais imóveis do que o inicialmente previsto para o projeto.

Diante dessas contestações, a empresa fez algumas concessões para a aprovação da proposta, incluindo o escopo do projeto e o gerenciamento de dados coletados dos moradores e de todo o bairro. A Sidewalk também terá de compartilhar com a Waterfront Toronto os resultados obtidos com as inovações e a propriedade intelectual do projeto.

FONTE: PORTAL SOLAR