STARTUP QUER SUBSTITUIR CARROS POR CÁPSULAS VOADORAS

O novo sistema de transporte funciona com energia solar e não precisa de motoristas

Cada cabine suporta até cinco pessoas, e fica suspensa 6 metros acima do solo (Foto: Reprodução/Transit X)

Andar de carro pode ser muito frustrante se você estiver preso em um congestionamento. Para resolver este problema, a startup Transit X criou uma cápsula voadora para substituir os carros e a forma de se locomover que conhecemos hoje.

O sistema da empresa usará cápsulas automatizadas e movidas a energia solar. Cada cabine suporta até cinco pessoas, e fica suspensa 6 metros acima do solo, alto o suficiente para que um caminhão possa passar por baixo. Os passageiros podem embarcar e fazer um trajeto sem escalas para onde quer que estejam indo.

“As pessoas não gostam de esperar”, afirma Mike Stanley, CEO da Transit X. “Elas querem ter um assento individual e uma experiência privada. Então, se você for substituir o modo dominante de transporte, é melhor dar algo que elas já expressaram uma preferência, em vez de tentar forçá-las ‘usar o transporte público porque é melhor para o meio ambiente.’”

A empresa ainda não começou a produção dos veículos, mas elaborou os protótipos. Cada cápsula de fibra de carbono pesa cerca de 45 quilogramas, quase 28 vezes menos do que um carro de tamanho médio. As paradas são projetadas para ocupar menos espaço na calçada do que os pontos de ônibus.

As cápsulas também podem continuar a operação durante uma grande tempestade de neve ou uma inundação, quando as estradas ficam inacessíveis. Com estas vantagens, Stanley diz que as pessoas diminuiriam o uso de carros e as estradas poderiam encolher, o que acabaria remodelando as cidades.

Mas, para funcionar efetivamente, o empresário diz que os sistemas de cápsulas precisariam cobrir cidades inteiras. “Você tem que pensar em uma rede, porque a razão pela qual amamos as estradas é que elas vão para todos os lugares.”

FONTE: PEGN