STARTUP PORTUGUESA DESENVOLVE COURO EM LABORATÓRIO

A Corium Biotech, startup sediada na UPTEC, instituição universitária do Porto, é pioneira mundial no desenvolvimento de couro exótico através de tecnologia de agricultura celular. O objetivo é acelerar a transição sustentável da indústria do luxo e da moda. A startup trabalha a partir de células animais.

A produção em laboratório de couro exótico surge a partir de células animais, através de tecnologia de agricultura celular, uma área em desenvolvimento exponencial. O couro exótico é uma alternativa sustentável do ponto de vista ambiental, do bem-estar animal, social e com um ciclo de vida circular.

A indústria do luxo e da moda consome anualmente 800 mil metros quadrados de couro exótico proveniente de quintas de criação de animais exóticos e/ou de animais capturados no seu habitat natural de forma furtiva. Nesse sentido, esta inovação pretende dar resposta às necessidades desta indústria que procura matérias-primas inovadoras que respondam aos critérios mais exigentes de sustentabilidade, da indústria e dos seus consumidores.

A Corium Biotech foi fundada em 2020 por Maria Maia e Margot Muller – doutoradas em Biologia Celular – e foi vencedora da competição Portuguesa Climate Launchpad em 2022 e finalista de vários prémios de inovação em Portugal e no estrangeiro, como o Prémio Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola em 2021 e o Prémio de Inovação ANDAM em França, em 2022. Também em 2022 recebeu o selo de Impact Startup na Web Summit.

Em 2021, um investimento série A de 100 mil euros patrocinado pela estatal Portugal Ventures permitiu o desenvolvimento dos primeiros protótipos. Atualmente a startup tem aberta uma nova ronda de financiamento que permitirá trabalhar na estratégia de industrialização.

FONTE: https://jornal-t.pt/noticia/startup-portuguesa-desenvolve-couro-em-laboratorio/