STARTUP FRANCESA CRIA ROBÔ QUE FAZ PIZZAS

Criação da Ekim tem três braços e pode fazer até 120 pizzas por hora; empresa busca local para seu primeiro restaurante, onde cliente poderá pedir a “redonda” por tela sensível a toque.

As pizzas artesanais, recém-saídas do forno, são consideradas as melhores “redondas”. No entanto, agora os pizzaiolos têm um rival de peso: o robô da startup francesa Ekim, capaz de fazer pizzas 24 horas por dia.

A meta da empresa é que sua criação, uma máquina com três braços capaz de rodar a massa e cobrir a pizza de recheios, vire um “robô pizzaiolo”  de um restaurante em breve.

Segundo a startup, o robô é capaz de entregar uma média de 120 pizzas por hora, enquanto um pizzaiolo médio pode entregar apenas 40 pizzas por hora. “O robô faz as pizzas no mesmo ritmo de um ser humano. Mas como tem três braços, ele pode fazer várias tarefas ao mesmo tempo”, diz o presidente executivo da Ekim, Phillipe Goldman.

A ideia para a startup nasceu quando dois dos fundadores eram estudantes – ambos estavam cansados de comer fast-food de baixa qualidade, embora fosse a única coisa que coubesse em seu orçamento.

Por enquanto, o robô está em demonstração em Paris, enquanto a startup procura um salão para abrir seu restaurante, que vai usar ingredientes da França e da Itália.

A meta da Ekim é ter algo parecido com uma máquina de venda automática: o consumidor poderá usar uma tela sensível a toque para escolher uma série de sabores de pizza, incluindo a tradicional marguerita, ou ainda quatro queijos. “As pessoas hoje têm menos tempo para comer. É difícil achar meia hora para almoçar. Muitas vezes, é preciso escolher entre tempo e qualidade de comida. Estamos tentando resolver ambos”, diz Goldman.

ekim (Foto: Divulgação)

A startup não está sozinha: na semana passada, uma empresa abriu um restaurante de hambúrgueres feitos exclusivamente por robôs.

Para alguns, no entanto, a pizza pode ser feita apenas por mãos humanas. “Um ser humano é mais rápido que o robô, porque ele sabe se a massa está realmente boa ou não”, disse o pizzaiolo Vittorio Monti, que tem sua própria pizzaria em Paris. “O robô não vai ser capaz de identificar esses problemas.”

FONTE: PEGN