STARTUP CRIA MÁQUINA PARA GELAR CERVEJA EM 45 SEGUNDOS

A economia de energia é de mais de 80% em comparação aos refrigeradores padrão (Foto: Divulgação)

O Rapidcool permite que bebidas sejam armazenadas à temperatura ambiente e, quando necessário, rapidamente esfriadas

Quando em um churrasco, a bebida gelada acaba, é comum se colocar cervejas e refrigerantes no freezer, correndo o risco de passarem do ponto e congelarem. Também em festas nem sempre há espaço para gelar toda a bebida no congelador.

O Rapidcool , um projeto inovador de uma empresa do Reino Unido, a Enviro-Cool, apoiado pelo financiamento da União Europeia, vem para resolver esse problema. Trata-se de um dispositivo que gela latas e garrafas de bebidas, da temperatura ambiente até 4°C, em 45 segundos ou menos.

A invenção também é uma opção sustentável, segundo seus fabricantes. Os resultados mostram uma economia de energia de mais de 80% em comparação aos refrigeradores padrão e 54 % de economia em comparação aos refrigeradores com porta de vidro, muito usados no comércio.

Assim, é possível reduzir custos de energia para refrigeração de bebidas no ponto de venda, economizando o dinheiro dos varejistas e, claro, ajudando o meio ambiente.

Kelvin Hall, fundador da Enviro-Cool, ressalta o lado sustentável do dispositivo: “Estamos orgulhosos em contribuir para a redução das emissões de gases que aceleram o efeito estufa por meio do desenvolvimento de uma tecnologia verde, por isso estamos ansiosos para continuar a investir no produto tanto para uso comercial como para uso doméstico”. Segundo ele, há grande interesse de países da Ásia e da América do Norte nessa nova tecnologia.

A empresa já recebeu € 903.000 de doação da UE para que o projeto chegue à produção comercial. Michael Jennings, porta-voz da Comissão Europeia para investigação, inovação e ciência, justificou o investimento: “Este é um produto que vai fazer com que empresas economizem dinheiro, além de fazer algo pelo meio ambiente e criar empregos. A Comissão comprometeu-se a investir ainda mais fundos da UE em projetos que podem realmente fazer a diferença na vida das pessoas”.

Testes com consumidores estão previstos para começar em um supermercado na Holanda no final de outubro, e poderão esfriar de bebidas em lata de 150 ml até garrafas de vinho de 750 ml.

FONTE: PEGN