Startup apoiada por cofundador do Google apresenta táxi aéreo autônomo

CORA, O VEÍCULO ELÉTRICO E AUTÔNOMO DA KITTY HAWK. STARTUP QUER COMEÇAR A VENDÊ-LO ATÉ 2021 (FOTO: DIVULGAÇÃO/KITTY HAWK)

A startup Kitty Hawk, que recebeu investimento do cofundador do Google e atual CEO da Alphabet, Larry Page, acaba de apresentar um veículo aéreo autônomo e elétrico chamado Cora. As dimensões são pequenas para os padrões de um avião comercial, o que favorece seu deslocamento em áreas urbanas. O pouso e a decolagem, por exemplo, são feitos de forma vertical.

O Cora foi desenvolvido para ser um táxi aéreo. Segundo o Tech Crunch, a startup foi criada para desenvolver e operar uma frota de veículos autônomos com o fim de atender às demandas por transportes nas grandes cidades.

A vantagem do pouso e da decolagem verticais é que o Cora não precisa de uma pista, com um avião. Funciona como um helicóptero. O veículo alcança uma velocidade de aproximadamente 150 km/h e viaja até 100 km sem precisar de uma nova carga de energia. Tem capacidade para dois passageiros.

O Cora deve chegar ao mercado em até três anos, já com aprovação confirmada para circulação sem piloto. Fred Reid, CEO da Zephyr Airworks, responsável pelas operações da Kitty Hawk na Nova Zelândia, afirma em vídeo de lançamento do veículo que está trabalhando com o governo para comercializá-lo.

A ministra de Pesquisa, Ciência e Inovação da Nova Zelândia, Megan Woods, destaca que o Cora está de acordo com os planos do país para o meio ambiente. “Nós temos objetivos ambiciosos na Nova Zelândia de sermos um país com emissão zero até 2050, e isso inclui a área de mobilidade”, disse. “Estamos orgulhosos pela Kitty Hawk ter nos escolhido para iniciar o desenvolvimento deste trabalho.”

Além da Kitty Hawk, a Airbus também está investindo nesta área e recentemente realizou o primeiro teste do seu Alpha One.

FONTE: ÉPOCA