Evento marca implantação de cirurgia robótica no Hospital Moinhos de Vento

Com transmissão ao vivo, cirurgia de retirada total da próstata foi acompanhada de debates entre especialistas Hospital Moinhos de Vento / Divulgação

 O Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, realiza na tarde desta terça-feira (13) a segunda cirurgia utilizando técnica robótica na instituição. No procedimento, será retirada totalmente a próstata de um paciente com câncer usando o cirurgião-robô Da Vinci. A ação, que marca a efetiva implantação da prática no hospital, terá transmissão ao vivo e debates com especialistas.

 De acordo com o superintendente médico da instituição, Luiz Antônio Nasi, o uso de robôs para esses procedimentos faz parte do programa de cirurgia minimamente invasiva que passou a ser implementado no hospital, que, de modo geral, causa menos traumas aos pacientes.

 — Tu tens menos complicações (com o uso de cirurgia robótica), especialmente em alguns tipos de cirurgias, por exemplo a prostatectomia — diz Nasi.

São utilizados três componentes principais para a realização desse tipo de operação: um console ergonômico comandado pelo cirurgião, um totem de quatro braços cirúrgicos interativos junto ao paciente e uma torre de vídeo de alta definição. Manipulando remotamente os controles, o médico consegue, com o uso da tecnologia, realizar movimentos precisos em 360° por meio de pinças.

Treinamento

Cinco profissionais do hospital realizaram treinamentos para o uso da tecnologia em Bogotá, na Colômbia, local da sede da fabricante do robô. Dividida em duas partes, inicialmente a capacitação abarcou simulações com práticas em laboratório. Em seguida, os especialistas passaram para uma etapa de tutoria em que eles auxiliavam um instrutor a operar. Segundo Nasi, geralmente os médicos ficam capacitados para usar o equipamento após, aproximadamente, 15 cirurgias.

Também foram realizados treinamentos compartilhados com equipes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que realiza esse tipo de cirurgia desde 2013, por meio do Programa de Cirurgia Robótica.

A primeira turma de profissionais treinados é especializada em intervenções bariátricas e na próstata. Futuramente, o projeto também prevê a realização de procedimentos envolvendo as seguintes especialidades: coloproctologia, ginecologia, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia torácica e cirurgia geral. Outros cinco profissionais do Moinhos devem ser treinados para operações robóticas em 2019.

FONTE: GAUCHAZH