Stark Bank traz executivas para liderar áreas de marketing, produto e comercial

Fintech brasileira investida por Jeff Bezos aumenta a participação feminina na sua liderança.

O banco digital Stark Bank, primeira startup brasileira investida por Jeff Bezos, fundador da Amazon, contratou três novas executivas para liderar as equipes de marketing, produto e a área comercial da companhia. O banco, fundado em 2018, transaciona, anualmente, mais de R$ 100 bilhões e tem entre seus clientes Localiza, Grupo Ultra e Quinto Andar.

Com a chegada de Marcela Rezende, Isadora Ruiz e Auziane Moraes, a diretoria da fintech passa a ser 43% feminina – são 7 mulheres entre 16 executivos. A proporção não chega a 50%, mas também está acima da média global.

Dentro das instituições financeiras em todo o mundo, as mulheres ocupam 18% dos cargos C-Level, segundo pesquisa da Deloitte publicada em junho de 2023.

As novas executivas têm em seus currículos experiências no mercado financeiro e em multinacionais como L’Óreal, Adyen e Dock.

À frente do marketing do banco, Marcela Rezende tem mais de 20 anos de carreira, sendo 10 deles fora do Brasil. Pós-graduada em liderança e gestão em Harvard, Rezende passou por multinacionais como L’Oréal, Bacardi, Estée Lauder e Alpargatas e foi vice-presidente de marketing da MadeiraMadeira.

Sem background no mercado financeiro, Rezende está aproveitando para conhecer a empresa para começar um trabalho de construção de marca a partir da cultura. “Muitas pessoas não têm conhecimento de que uma construção de marca bem feita eleva o valuation da empresa, proporcionando maior retorno para os acionistas”, diz a executiva, que quer posicionar a empresa para ocupar o que ela enxerga como uma lacuna existente de um banco dedicado às necessidades de empreendedores. “Neste estágio inicial, estou imersa na compreensão da empresa, seus produtos e histórico, participando ativamente de reuniões para me integrar com todas as áreas.”

Auziane Moraes, engenheira de computação pela Universidade Federal do Pará, chega com bagagem no mercado para liderar a área de produto. Nos últimos cinco anos, como executiva na Dock, implementou produtos e serviços em companhias de fora do setor bancário, incluindo grandes varejistas. Também fez parte da equipe de desenvolvimento de negócios na Aiesec Brasil, atuando também na área de responsabilidade social corporativa. “Quero integrar tecnologias diferentes a fim de propor soluções inovadoras para problemas antigos”, diz Moraes sobre como sua formação ajuda no dia a dia das funções.

Nova líder comercial, Isadora Ruiz tem experiências no mercado de pagamentos e em fintechs como Adyen e Zoop. Advogada de formação e mestre em administração pela FGV, explica o que a atraiu no mercado financeiro. “A contínua onda de inovação que esse setor tem experimentado nos últimos anos no Brasil, e o impacto imediato na vida de milhões de pessoas.”

FONTE: https://forbes.com.br/forbes-mulher/2024/01/stark-bank-traz-executivas-para-liderar-areas-de-marketing-produto-e-comercial/