mar 31

Secretaria da Educação oferece opções para entreter crianças e estudantes pela internet

Manter as crianças em casa e conseguir distraí-las é um dos principais desafios dos pais nesse momento de pandemia do novo coronavírus. Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Educação criou uma programação semanal de atividades pedagógicas para os curitibinhas.

As aulas presenciais estão suspensas desde o último dia 23 de março, com a antecipação do recesso de julho devido ao coronavírus. Mas nem por isso os pequenos ficarão sem opções para aprender em casa.

 “Os pais e responsáveis também podem participar, tornando a atividade domiciliar um hábito saudável durante a quarentena”, orienta a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. “Podemos não estar fisicamente presentes, como nas reuniões periódicas da Escola de Pais, mas certamente estamos junto das famílias, sempre à disposição”, reforça a secretária.

Veja parte da programação:

Sempre às 10h, de segunda a sexta-feira, as famílias podem acessar as sugestões disponíveis e conferir aulas de campo virtuais do programa Linhas do Conhecimento, que transforma Curitiba em uma imensa sala de aula.

Nas segundas, quartas e sextas, às 14h é a vez da educação infantil. Já o ensino fundamental tem aula de língua portuguesa, às terças, e de matemática às quintas-feiras.

E tem até robótica, às 16h, sempre segunda, quarta e sexta, com a equipe da Coordenadoria de Tecnologias Digitais e Inovação. “É uma proposta de robótica em casa, acessível a todos”, afirma Maria Sílvia.

Nesse mesmo horário, às terças e quintas, há uma conversa sobre inclusão. A intenção é seguir a linha da Escola de Pais, um canal aberto entre a secretaria e as famílias para orientações e dúvidas.

Para professores também

Já os profissionais da educação têm um espaço exclusivo para esse período. O Departamento de Desenvolvimento Profissional oferece, de segunda a sexta-feira, às 9h, transmissões e conteúdos disponibilizados via Facebook.

“Não podemos realizar alguns tipos de formação de maneira presencial, mas nem por isso o Veredas para. Nosso programa continuará ofertando oportunidades online”, explica Maria Sílvia. O programa, já consolidado no município, entrou em seu terceiro ano com a oferta de 144 mil vagas.

FONTE: RIC MAIS