Saiba as vantagens de migrar seu banco de dados para a nuvem

Disponível no Brasil, o GaussDB converte grandes volumes de informações desordenadas e complexas em dados de alta qualidade.

Hoje, as operações de uma empresa, tanto nacionais quanto internacionais, estão cada vez mais baseadas em bancos de dados. Porém, embora a solução melhore o desempenho de armazenamento, muitas vezes o processo é lento e difícil de operar. Sem contar que a tendência é que as novas tecnologias aumentem exponencialmente a quantidade de dados a serem administrados pelo mundo corporativo.

De acordo com o IBGE, só em 2022, 84,9% das 9.586 empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas utilizaram pelo menos uma tecnologia digital avançada.

Inclusive, a computação em nuvem foi a mais declarada (73,6%), seguida por internet das coisas (48,6%), robótica (27,7%), análise de big data (23,4%), manufatura aditiva (19,2%) e inteligência artificial (16,9%).

Assim, uma ferramenta que promova tarefas automatizadas de administração e desempenho de banco de dados pode economizar tempo, recursos e melhorar as operações como um todo. Dessa forma, se o objetivo for migrar essas informações para a nuvem, deve-se considerar um recurso de alto desempenho, baseado em inteligência artificial (IA), como o GaussDB, da Huawei Cloud – banco de dados em nuvem ultra-distribuído e ultra-escalável, lançado em 2023.

Disponível no Brasil, o GaussDB revoluciona a maneira de se construir bancos de dados e faz parte do DataArts, um sistema de governança de dados completo usado para converter grandes volumes de informações desordenadas e complexas em dados de alta qualidade.

“Se compararmos a indústria de software a uma árvore, o banco de dados é a base que segura todo o sistema de pé e o alimenta. Ele dá origem e suporta quase todos os ecossistemas de software, permitindo o bom funcionamento dos sistemas de negócios em uma economia digital.”

Duan Bin, CTO da Huawei Cloud Brasil

Graças ao investimento da Huawei Cloud em pesquisa e desenvolvimento (P&D), a empresa está expandindo a expertise em transformação digital no país. Em 2022, US$ 23,2 bilhões foram aplicados em P&D de produtos, representando 25,1% da receita anual.

Segurança, desempenho e tecnologia

O GaussDB dispõe de alta segurança e desempenho, fácil migração e recursos avançados. Com uma arquitetura distribuída, suporta petabytes de armazenamento e contém mais de mil nós por instância de banco de dados. Disponível, seguro e dimensionável, oferece serviços que incluem implantação rápida, backup, restauração, monitoramento e relatórios de alarme.

O sistema ainda contempla uma variedade de recursos que permitem aproveitar a segurança de bancos de dados comerciais a um baixo custo, como mascaramento dinâmico de dados, criptografia transparente de dados (TDE), controle de acesso em nível de linha e computação criptografada.

De acordo com o CTO da Huawei Cloud Brasil, Duan Bin, o GaussDB pode processar petabytes de dados e usar a tecnologia de análise de memória para consultar grandes volumes de dados enquanto estão sendo gravados. “Ele é adequado para o serviço de consulta de registro de detalhes de chamadas (CDR) nos setores de segurança, telecomunicações, finanças e Internet das Coisas (IoT)”, explica.

Ainda segundo as estatísticas, os maiores percentuais de uso localizado por área/função se deram em: desenvolvimento de projetos, para a utilização de análise de big data (78,8%); em produção, para a utilização de computação em nuvem (71,2%), inteligência artificial (84,8%), internet das coisas (76,7%) e manufatura aditiva (88,2%); e em comercialização, para a utilização de robótica (84,3%).

O GaussDB funciona tanto localmente quanto em nuvens públicas e privadas. Ao ser executado na própria nuvem da Huawei Cloud, fornece serviços de armazenamento de dados para clientes de todos os setores: finanças, logística, saúde, educação e indústrias diversas, como a automobilística.

Banco de dados da Huawei Cloud - Metrópoles

“Pode ser aplicado por governos, comércio eletrônico, O2O (online-to-offline), gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM) de telecomunicações e faturamento.”

Duan Bin, CTO da Huawei Cloud Brasil

Expansão

Atualmente, a Huawei Cloud conta com 84 zonas de disponibilidade (AZs) em 30 regiões. Não por acaso, tornou-se um dos principais fornecedores de nuvem, atendendo a quase 3 milhões de clientes em todo o mundo.

Só no Brasil, atende a mais de 300 clientes, abrangendo finanças, mídia, governo e operadoras.

A unidade de negócios já atendeu a mais de 800 nuvens de governo eletrônico, mais de 300 clientes financeiros e 90% das 30 maiores empresas automotivas da China.

FONTE:

https://www.metropoles.com/conteudo-especial/huawei-banco-de-dados