jul 27

Rede Marista promove festival de robótica para estudantes das redes pública e privada

Evento é aberto para alunos dos ensinos Infantil ao Médio; a organização entregará prêmios para os destaques de cada desafio

Após ter uma edição online no ano passado, em razão da pandemia de covid-19, o Festival Marista de Robótica volta a ser aberto ao público em 2022. As inscrições para participar da 13ª edição do evento estão abertas e vão até o dia 14 de agosto.

Interessados podem se inscrever por meio deste link, onde consta o edital completo. O público-alvo da atividade, que será realizada nos dias 21 e 22 de outubro, no Centro de Eventos da PUCRS, são alunos de Educação InfantilEnsino Fundamental e Ensino Médio, de escolas públicas e privadas.

Com o tema Ciências Básicas do Cotidiano, as atividades buscarão promover o fomento ao aprendizado, o pensamento criativo e a resolução de problemas do planeta e da sociedade. As inscrições podem ser feitas em quatro diferentes desafios: Cidade Laboratório, onde será trabalhada a tecnologia metaverso; Incubando Ideias, com fomento ao empreendedorismo com foco em tecnologias para resolução de problemas identificados no cotidiano; Desafio de Drones, no qual as equipes precisam realizar missões com o tema do festival; e Desafio de Robôs, em que as equipes terão de construir equipamentos para o cumprimento das missões.

Os desafios serão divididos em etapas e cada uma delas abordará temas como causas sociais, alimentação, habitação, saúde, educação, ecologia, água, entre outros, tendo como norte o bem-estar de pessoas e seres vivos em geral.

Essas atividades também trabalharão quatro âmbitos de competências: acadêmica, que envolve conteúdos dos componentes curriculares; política, com participação crítica em processos de negociação e de decisão; tecnológica, fazendo uso de diferentes artefatos e produções culturais; e ético-estética, com a promoção de valores e atitudes de uma cultura do cuidado, da solidariedade, da paz e da defesa dos direitos humanos.

Além do conhecimento e da experiência, também haverá avaliação do desempenho dos alunos e a organização entregará prêmios para os destaques de cada desafio. As informações completas do festival podem ser acessadas por meio deste link.

FONTE: https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2022/07/rede-marista-promove-festival-de-robotica-para-estudantes-das-redes-publica-e-privada-cl618npg9008t014s8l9sunz3.html