jan 25

Realidade virtual pode ajudar no tratamento de ansiedade e depressão em pessoas com deficiência, diz estudo

Salas sensoriais oferecem experiências visuais, auditivas e táteis para a reabilitação.

Estudo australiano mostra que realidade virtual pode ser usada no tratamento contra ansiedade e depressão em pessoas com deficiência — Foto: Reprodução/YouTube

Um estudo realizado por pesquisadores da Western Sydney University, na Austrália, e considerado inédito, mostra que salas sensoriais de realidade virtual podem ser uma nova forma de terapia para pessoas com deficiências e que sofrem de ansiedade ou depressão.

Segundo o estudo publicado na revista Nature, até então, as salas sensoriais físicas — que oferecem experiências visuais, auditivas e táteis para a reabilitação — já são utilizadas como um método de terapia para pessoas com problemas de desenvolvimento neurológico, como autismo e deficiência intelectual.

No entanto, conforme apontado pelos cientistas, um problema comum a esses espaços é encontrar a locação ideal. Além disso, com locais fixos, a inacessibilidade é um obstáculo comum para muitos que não têm habilidades ou recursos para se locomover.

A pesquisa foi realizada em parceria com a empresa de tecnologia Devika, e contou com testes realizados com 31 adultos. O sistema Evenness Sensory Space VR, utilizado nos testes, forneceu experiências interativas de visão, som e toque.

“Descobertas quantitativas indicaram melhora na ansiedade e depressão do pré-experiência para o pós-experiência em realidade virtual, com mudanças no processamento sensorial, mas sem mudanças significativas no comportamento adaptativo ou no bem-estar pessoal”, afirmaram os pesquisadores na publicação. “Os participantes perceberam que houve um impacto positivo na ansiedade, bem como maior participação social”.

O estudo ressalta que a tecnologia pode eliminar os obstáculos de acesso às terapias. “É como se as salas sensoriais fossem ao encontro dos pacientes”, diz o artigo.

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2023/01/realidade-virtual-pode-ajudar-no-tratamento-de-ansiedade-e-depressao-em-pessoas-com-deficiencia-diz-estudo.ghtml