Prêmio de Intraempreendedorismo aponta as empresas que mais incentivam a inovação internamente

Realizado pela startup AEVO, o ranking reconhece os colaboradores e equipes que realizam práticas empreendedoras dentro da companhia em que atuam; as grandes vencedoras foram Ambev, Belgo Arames e Dexco.

Quando a pauta é incentivar os colaboradores a empreender dentro do próprio negócio e a cocriar ideias e soluções inovadoras, quais empresas se destacam no Brasil? Foi isso que se propôs a avaliar a AEVO, startup de gestão da inovação e estratégia, por meio do seu Prêmio de Intraempreendedorismo, divulgado nesta terça-feira (12).

Nesta edição, foram analisadas mais de 90 empresas que desenvolveram 27.472 projetos de inovação no período de janeiro de 2021 a 31 de março de 2023. A Indústria nacional foi o grande destaque, com cerca de 14% das participantes, seguidas pelo setor Financeiro (8%), enquanto Agronegócio, Construção Civil, Energia, Saúde, Serviços e Tecnologia representaram 7% cada.

Ao todo, foram avaliadas quatro modalidades: inovação aberta, inovação de sustentação, inovação de transformação e inovação ESG. As empresas campeãs foram a Ambev, em duas modalidades (inovação aberta e inovação de transformação), a Belgo Arames (inovação de sustentação) e a Dexco (inovação ESG).

Das avaliadas, 76% são organizações com mais de mil colaboradores e 93% afirmaram ter um “Programa de ideias”, com foco em promover ideias inovadoras propostas pelos próprios funcionários. Além disso, 89% apontaram que têm um ambiente favorável à inovação e participação das equipes.

Segundo Luis Felipe Carvalho, CEO da AEVO, o empreendedorismo interno impacta de forma positiva a operação do negócio, além de fortalecer a economia e a inovação brasileira. “É notável entre as organizações participantes que inovar está na base do sucesso e do crescimento sustentável. Com o prêmio, reforçamos mais uma vez o compromisso de incentivar companhias a terem uma cultura inovativa, reconhecendo aquelas que já são referência e que servirão de inspiração positiva para todo o ecossistema”, destacou.

Entre os critérios avaliados durante a fase qualitativa da pesquisa estão “Potencial Inovador”, “Significância dos Desafios Superados em Inovação”, “Grau de Impacto em Inovação” e “Originalidade das Iniciativas de Inovação”, com notas de 0 a 10. A outra parte aconteceu por meio de entrevistas e respostas quantitativas fornecidas pelas próprias empresas.

Confira o ranking das empresas no top 10 de cada modalidade:

Inovação de sustentação:

  1. Belgo Arames
  2. Cargill
  3. Dexco
  4. Banco Carrefour
  5. Grupo Eucatur
  6. BIC DA AMAZÔNIA
  7. Hospital Sírio-Libanês
  8. Energisa S/A
  9. Grupo WIKA
  10. B3 S.A.

Inovação Aberta

  1. Ambev
  2. Dexco
  3. Belgo Arames
  4. Oxiteno
  5. BRF.
  6. Grupo Eucatur
  7. Algar Telecom
  8. Suzano
  9. Clamed
  10. TecBan

Inovação de Transformação

  1. Ambev
  2. BRF
  3. Oxiteno
  4. Belgo Arames
  5. TecBan
  6. Dexco
  7. Clamed
  8. Timenow
  9. Cargill
  10. Cibra

Inovação ESG

  1. Dexco
  2. Oxiteno
  3. Kerry
  4. BRF
  5. Ambev
  6. CLARO
  7. Thyssenkrupp
  8. Sodexo
  9. Tigre
  10. Algar Telecom

Também foram avaliadas equipes, e as top 3 da lista foram Fortes Engenharia (inovação de sustentação), Timenow, em duas modalidades (inovação aberta e de transformação) e Buschle & Lepper (inovação ESG).

FONTE:

https://epocanegocios.globo.com/empresas/noticia/2023/12/premio-de-intraempreendedorismo-aponta-as-empresas-que-mais-incentivam-a-inovacao-internamente.ghtml