Por que a grande inovação da Starlink não está nos satélites?

E sim no frete. Por meio da SpaceX, que faz foguetes reutilizáveis, ficou muito mais barato levar satélites para fora da terra.

Inovou no frete.

Todo mundo sabe que a Starlink, de Elon Musk, tem um potencial enorme. A empresa tem mais de 5 mil satélites em órbita, sendo responsável por quase 50% de todos os satélites ativos no espaço.

Isso permitiu que a empresa criasse a maior rede de internet do mundo, fazendo com que quase toda a superfície terrestre tenha acesso à internet de alta velocidade, a um custo acessível.

Contudo, a grande inovação da Starlink não está nos satélites. Está no frete. Através da SpaceX, que faz foguetes reutilizáveis, ficou muito mais barato levar satélites para fora da terra.

A Starlink é uma subsidiária da SpaceX. Com foguetes reutilizáveis, o lançamento de um satélite no espaço chega a ser até 20 vezes mais barato, em comparação com a forma anterior de lançamento.

Para tangibilizar isso, a SpaceX fez 67 lançamentos de foguetes para o espaço em 2023. São quase 6 lançamentos por mês. A exploração espacial atingiu um nível jamais visto na história.

Ou seja, amigos… o custo do frete é o que permitiu o surgimento de uma constelação de satélites capazes de oferecer internet de alta velocidade em qualquer lugar do mundo, a preços acessíveis.

FONTE: https://www.startse.com/artigos/por-que-a-grande-inovacao-da-starlink-nao-esta-nos-satelites/