“Pioneiro verde”, navio norueguês faz viagem usando somente energia elétrica

De acordo com a Hurtigruten, dona do navio, sistema híbrido deve emitir até 20% menos CO2

NAVIO NORUEGUÊS MS ROALD AMUNDSEN, QUE USA ENERGIA ELÉTRICA ALÉM DE COMBUSTÃO (FOTO: DIVULGAÇÃO/HURTIGRUTEN)

Uma empresa da Noruega conseguiu realizar uma viagem toda de navio usando somente energia elétrica armazenada em baterias. A corrida pelos veículos elétricos ou mesmo autônomos não serve somente a carros – o transporte marítimo pode ser profundamente impactado por essas tecnologias em barcos de qualquer porte; dados das Nações Unidas apontam que 90% de todo o comércio global é feito pela água. O feito foi realizado pela Hurtinger, que, em comunicado, afirma ter “feito história” com a experiência.

O navio em questão foi o MS Roald Amundsen, que teve sua construção finalizada em 2019 e conta com um conjunto de baterias que armazenam a energia elétrica para as viagens. Ele é propriedade da Hurtigruten. “Isso abre um novo capítulo na história marítima”, afirma o CEO da companhia, Daniel Skjeldam, em comunicado. “Com a introdução do MS Roald Amundsen, a Hurtigruten define um novo padrão não somente para a navegação, mas para toda a indústria de transporte.”

Mas a propulsão usando energia elétrica não é a única opção do navio. Em suas viagens regulares, ele deve mesclar o uso da energia das baterias com a combustão tradicional. A previsão da companhia é que a emissão de CO2, gás que colabora para o aquecimento global, seja 20% menor do que em navios não híbridos, fazendo dele uma opção mais sustentável.

Hurtigruten afirma que sistema híbrido pode emitir até 20% menos CO2 (Foto: Divulgação/Hurtigruten)

HURTIGRUTEN AFIRMA QUE SISTEMA HÍBRIDO PODE EMITIR ATÉ 20% MENOS CO2 (FOTO: DIVULGAÇÃO/HURTIGRUTEN)

A preocupação ambiental, porém, não é evidenciada somente pela propulsão. O navio já começa a operar com veto a plástico não reutilizável – como em talheres, copos e outros acessórios. As viagens também contarão com explicações ambientais e geográficas sobre as regiões por onde o navio passar.

Além do MS Roald Amundsen, batizado em homenagem a um explorador norueguês, a companhia ainda vai inaugurar outro navio em 2020 também usando a opção de propulsão a partir de energia elétrica.

Chamado de “pioneiro verde” pela Hurtigruten, o MS Roald Amundsen conta com amenidades tradicionais em navios de cruzeiro, como decks de observação, saunas, bares, entre outros. O navio tem 140 metros de comprimento, 265 cabines e espaço para 530 passageiros.

O vídeo abaixo mostra detalhes do navio.

FONTE: ÉPOCA