Pelo custo de um iPhone, agora você pode comprar uma turbina eólica que pode alimentar toda a casa por toda a vida

Startup indiano Avant Garde Innovations desenvolveu uma turbina eólica de baixo custo que pode gerar 3-5 kW horas de eletricidade diariamente.

Pouco depois de assumir o cargo, Kerala (estado do sul da Índia), o ministro principal, Pinarayi Vijayan, lançou uma tempestade apoiando publicamente o projeto hidroelétrico Athirappilly, que os ambientalistas disseram, se implementado, criaria desequilíbrio ecológico na área e destruirá as cachoeiras de Athirappilly, a maiores cachoeiras naturais no estado.

Não é que o governo esqueça o impacto que o projeto poderia fazer, mas diz que não tem opção senão aproveitar os meios existentes para verificar a crescente crise de energia em Kerala, que depende em parte do setor privado de eletricidade.

As coisas também não são diferentes em outros estados. Enquanto Kerala atingiu quase 100 por cento de cobertura elétrica, muitas partes da Índia ainda permanecem no escuro. Para uma grande parte da população indiana, a eletricidade até hoje permanece um sonho distante.

Entre dois irmãos que querem tornar a crise da energia da Índia uma coisa do passado. A dupla desenvolveu uma nova solução que eles dizem que nem afetará um pouco o equilíbrio ecológico.

A Avant Garde Innovations, a startup fundada pelos irmãos Arun e Anoop George de Kerala, criou uma turbina eólica de baixo custo que pode gerar eletricidade suficiente para alimentar toda a casa por toda a vida. O tamanho de um ventilador de teto, esta turbina eólica pode gerar 5 kWh / kW por dia – com apenas um custo único de US $ 750.

Nosso objetivo é eliminar a pobreza energética, reduzir a dependência das redes elétricas de energia em dificuldades e criar auto-suficiência energética para todos os necessitados através de energia renovável distribuída, localizada e acessível. Ao fazê-lo, acreditamos que podemos coletivamente inaugurar no nosso mundo um ambiente mais limpo, uma nova prosperidade econômica e mudanças sociais “, lê a declaração da empresa” O que nós fazemos “.

“Nossa primeira oferta é uma turbina de pequeno porte altamente acessível, apropriada para eletricidade residencial, comercial, agrícola, de aldeia e outros usos, que se destina a um lançamento de mercado em 2016.”

Incorporado em 2015, a Avant Garde afirma ser uma startup com um coração e uma alma “verdes”.

Para a colocação em operação, a oportunidade é enorme. A Índia é o sexto maior consumidor de energia do mundo, representando 3,4 por cento do consumo global de energia. Os governos federais na Índia e o governo central para esse assunto são incapazes de suportar o enorme custo de infraestrutura necessário para levar eletricidade para aldeias remotas.

Erectar postes elétricos e linhas elétricas exigem investimentos enormes que poderiam custar milhões de dólares.

É aqui que a Avant Garde entra em cena. “Quando a turbina eólica pequena que gera energia 1kW custa INR 3-7 lakh (US $ 4,000-10,000), nossa empresa planeja vendê-la em menos de NR 50,000 (cerca de US $ 750). Os custos irão diminuir ainda mais através da produção em massa “, disse Arun em entrevista ao The Times of India.

A empresa lançou seu projeto-piloto em uma igreja na capital de Thiruvananthapuram em janeiro deste ano. O pequeno protótipo de turbina eólica que desenvolveu é altamente escalável para capacidades de potência de 300 kW ou até maior, disse Arun ao e27.

“Nosso objetivo apaixonado é introduzir soluções inovadoras, acessíveis e sustentáveis ​​que levem a auto-suficiência de energia renovável e capacitação energética para o próximo nível através de uma abordagem distribuída e descentralizada usando estratégias pioneiras que o mundo ainda não testemunhou”, diz a empresa.

Este produto revolucionário também ganhou um lugar nas Top 20 Cleantech Innovations na Índia. A empresa também chegou à lista de 10 empresas de energia limpa da Índia para a iniciativa “Energia Sustentável para Todos” sob o diretório de oportunidade de investimento em energia limpa de um bilhão de dólares.

De acordo com o Conselho Global de Energia Eólica, o país ocupa o 4º lugar em termos de capacidade de energia eólica instalada global, após a China, os EUA e a Alemanha.

Talvez, se o Avant Garde Innovations decolar, Kerala pode manter as cachoeiras de Athirappilly intocadas.

FONTE: GOOGLE TRADUTOR