O que é senior living?

Entenda essa nova tendência do mercado imobiliário

Por Tainá Freitas

Assim como o coworking transformou o setor de escritórios, a expectativa é que o senior living transforme a moradia de pessoas com mais de 65 anos. Esse é um segmento em ascensão: com o crescimento na expectativa de vida, a projeção do IBGE é que essa população seja de 25,59% do Brasil em 2060. Em 2019, esse número era de 9,83%.

O senior living já é popular nos Estados Unidos e Europa e está se mostrando uma tendência no Brasil. Grandes construtoras, como a Tecnisa, já estudam o modelo; outras, já estão disponibilizando suas versões.

 

O QUE É O SENIOR LIVING?

O senior living é uma modalidade de habitação em que a proposta é que os idosos tenham um envelhecimento ativo. São diferentes das casas de repouso e asilos porque há uma maior independência do morador em comparação a essas outras opções, onde há um grande grau de assistência.

Frequentemente, o Senior Living é organizado em condomínios, permitindo que os idosos tenham acesso a restaurantes, lojas e farmácias dentro do próprio complexo. Atividades de lazer, como piscinas, academias, aulas, entre outros, também estão disponíveis na vizinhança. A iniciativa facilita que mantenham a vida social ativa.

“O senior living costuma aspiracional, o clima é diferente. As pessoas planejam morar nestes locais quando envelhecem para ter mais qualidade de vida. Eles possuem privacidade, pois as portas são fechadas; podem cozinhar as refeições (em fogão elétrico), fazer os próprios horários e, ainda assim, ter os cuidados necessários em casos de emergência”, explica Joseph Meyer, CEO e presidente da Tecnisa, em entrevista à StartSe. Essa é uma das tendências que a Tecnisa está planejando apostar no futuro.

QUEM JÁ ESTÁ APOSTANDO NO SENIOR LIVING?

Cora Residencial Senior, da Brasil Senior Living (foto: divulgação)

No país, a Brasil Senior Living está apostando no setor. O senior living existe no empreendimento Cora Residencial Senior, no qual os idosos podem escolher morar ou passar uma temporada. Antes da pandemia, também era possível que se hospedassem por apenas uma diária. As cinco unidades estão localizadas em bairros próximos ao centro de São Paulo, o que facilita que os idosos possam ter uma convivência familiar mais próxima.

O grupo também possui outros empreendimentos para idosos, mas que se diferenciam por oferecer uma maior assistência médica. Atualmente, o Brasil Senior Leaving possui 50% de participação do grupo francês Orpea, especialista em senior living. Apenas na França, o grupo possui 372 unidades.

 

POR QUE É IMPORTANTE?

Essa pode ser a nova tendência no setor imobiliário. O coworking já está sendo endereçado por várias empresas, assim como o coliving (modalidade em que as pessoas vivem em comunidade e é possível ter o próprio quarto, mas dividir as áreas comuns, como salas e cozinha). Agora, a expectativa é que nichos como este cresçam.

Atualmente, nos Estados Unidos, este mercado é avaliado em US$ 87,4 bilhões. Em 2027, a expectativa é que o segmento alcance US$ 119,2 bilhões. Os dados são da Grandview Research.

FONTE: https://app.startse.com/artigos/o-que-e-senior-living?utm_source=facebook&utm_medium=link&utm_campaign=artigo&utm_term=02082021&fbclid=IwAR0lcPN8mhG4SSIMUdc4VDE2Z7Fac3JGiGU-lolPdjU-rhflRptv2IF9y_o