O futuro da tecnologia não é TI? Entenda o no-code

Como a nova onda de utilitários está acelerando a digitalização para diversas empresas. Sem precisar de programação.

Por Cristiano Kruel

NO-CODE HATERS?

Alguns profissionais tech não gostam nem de ouvir falar de no-code e criticam duramente o movimento. Mas, honestamente, a conversa é sobre no-code e não sobre no-coders. Isto não deveria virar conversa rasa de Uber vs. Taxista. Eu acho que os melhores codadores do mundo vão codar para ajudar os que não sabem codar, para que – então – estes possam criar soluções super tech para resolver problemas de tudo o que é tipo de gente. Network Effect Total!

O fundador do GitHub – o cara deve entender do assunto de desenvolver código – chegou a dizer uma vez: “The future of coding is no coding at all”. Ou seja, o futuro é não codar. E sem falar ainda na próxima onda que deverá ser o software 2.0 (IA vai gerar código) mas que ainda está muito na infância.

O QUE É POSSÍVEL FAZER COM NO-CODE?

As plataformas de no-code de hoje ajudam muito a acelerar a criação de protótipos, MVPs e aceleram a experimentação, o que sempre precede a inovação. Ainda são limitadas em funcionalidades e algumas tem problemas para escalar, mas estão ficando cada vez mais incríveis, fáceis, plugáveis e potentes.

Observe esta app que é uma réplica funcional do Twitter. Pois é, parece mas não é, e tudo isto foi feito sem codar (utilizando o Bubble).

Tela do site Not Real Twitter .com (foto: reprodução)

A ANÁLISE NUNCA É TECNOLÓGICA, MAS SEMPRE ECONÔMICA!

O fenômeno das startups criou um problema para ele mesmo, que foi o aumento do custo da prototipação devido ao alto custo de bons desenvolvedores. Então agora, está surgindo uma revolução dentro dele mesmo, que busca reduzir radicalmente o custo dos experimentos e acelerar a digitalização. E isto vai acabar munindo qualquer pessoa de super poderes para tentar criar uma solução tecnológica para qualquer contexto e problema.

São 3 hashtags que não se separam: #aprender #empreender #inovar

Ao final, o que tudo isto significa? Que inovar vai ficar ainda mais barato! Mas caro mesmo, vai ficar para quem não tentar inovar.

PS: O futuro da tecnologia terá uma TI muito diferente. E um mundo inteiro de novos mecanismos, conceitos e métodos, estruturas e competências, artefatos sintéticos e reais, e que deveriam ser regados por uma alto senso de responsabilidade e ética.

FONTE: https://app.startse.com/artigos/futuro-da-tecnologia-nao-e-ti-entenda-o-no-code