Norte-americano cria capacete com ar condicionado

Para o engenheiro norte-americano Steve Feher, os capacetes atuais deixam a desejar quando o assunto é refrigeração e ele decidiu fazer algo a respeito. Assim nasceu o ACH-1capacete com ar condicionado, que utiliza uma tecnologia patenteada por Feher para trocar calor com o ar ambiente para diminuir a temperatura ao redor da cabeça do piloto, por meio de uma unidade de refrigeração, posicionada atrás do equipamento.

O sistema, fruto da experiência de 30 anos do engenheiro no ramo da refrigeração, é semelhante ao já utilizado nos bancos de carros de luxo de marcas como Rolls-Royce, Bentley, Ferrari, Infiniti e Lexus. Além da refrigeração, o casco ainda traz uma função ventilador.

“Quando eu criei esse capacete, eu sabia que iria funcionar, mesmo antes de construir o primeiro protótipo”, comenta Feher, que levou em conta o som emitido pelo equipamento, bem como conceitos de física e fisiologia humana, para evitar que o motociclista tenha dor de cabeça por conta da diminuição da temperatura. Veja no vídeo abaixo como funciona:

Em termos práticos, o design chama a atenção e a “caixa” na parte de trás parece não ser das mais leves. Entretanto, Feher garante que ele não pesa mais do que 1,5 kg, como muitos capacetes já existentes no mercado. O modelo com refrigeração interna pode ser alimentado por baterias, que são vendidas separadamente, ou por um fio que se conecta à bateria da moto – que se solta facilmente do casco, segundo a fabricante – ou mesmo nas tomadas USB, que já são comuns em diversos modelos.

A melhor parte sobre o ACH-1 é que ele não é um conceito pensado para ser comercializado em um futuro distante ou próximo. O capacete com ar condicionado já está pronto, homologado – só para os Estados Unidos, por enquanto – e pode ser comprado no site da Feher Helmets, que até o momento, despacha apenas para dentro do país, pelo preço promocional de 550 dólares, o que corresponde a mais ou menos R$ 2 270.

FONTE: MOTOCICLISMO ONLINE