jun 02

NASA vai lançar satélites feitos por estudantes na 25ª missão de carga da SpaceX

Por meio do programa ELaNa (sigla em inglês para Lançamento Educacional de Nanossatélites), a NASA vai lançar cinco CubeSats para a Estação Espacial Internacional (ISS) na próxima terça-feira (7), a bordo da 25ª missão de Serviços de Reabastecimento Comercial (CRS-25) da SpaceX, que está programada para decolar do Complexo de Lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy (KSC), na Flórida.

De acordo com a NASA, já foram lançados mais de 200 satélites espaciais de estudantes em 134 missões ELaNa, desde 2010. Imagem: NASA

Em sua 45ª edição, a iniciativa foi criada pela agência para atrair e incentivar estudantes das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Gerenciado pelo Programa de Serviços de Lançamento (LSP), no KSC, o projeto ELaNa promove missões espaciais educacionais para escolas, faculdades e instituições de pesquisa de todo o território norte-americano.

Segundo a NASA, os alunos são fortemente envolvidos em todos os aspectos dessas missões, desde o desenvolvimento, montagem e testes de cargas, até o trabalho direto  com a agência e as equipes de integração de veículos de lançamento.

Cápsula Dragon no topo do Foguete Falcon 9, durante lançamento da missão de carga CRS-24. Na próxima, prevista para acontecer na terça-feira (7), cinco CubeSats do programa ELaNa, da NASA, estarão a bordo. Imagem: SpaceX

Os pequenos satélites da ELaNa 45 foram selecionados através da Iniciativa de Lançamento CubeSat da agência, que fornece acesso de baixo custo ao espaço para desenvolver e demonstrar novas tecnologias espaciais e inspirar a próxima geração de cientistas, engenheiros e tecnólogos.

Cerca de 200 missões CubeSat de mais de 100 organizações de 42 estados norte-americanos (mais o Distrito de Columbia, além de Porto Rico) foram selecionadas desde 2010. Segundo a agência, até o momento, 134 missões foram lançadas por meio do programa ELaNa.

Os CubeSats que partem na próxima missão de carga da SpaceX foram desenvolvidos pelas seguintes organizações: Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT); Escola Weiss, em Palm Beach Gardens, na Flórida; Centro de Pesquisa Ames, da NASA, no Vale do Silício, Califórnia; Universidade Aeronáutica Embry-Riddle, em Daytona Beach, Flórida; e Universidade do Sul do Alabama.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/05/31/ciencia-e-espaco/nasa-vai-lancar-satelites-feitos-por-estudantes-na-25a-missao-de-carga-da-spacex/