fev 27

NASA está investindo em sistema para gerenciar o tráfego aéreo de drones

O espaço no céu está cada vez mais disputado. Drones, aviões e helicópteros geram trafego aéreo intenso nos centros urbanos. Pensando nisso, a NASA vem desenvolvendo o Sistema de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Não-Tripulado (UTM). O objetivo é usar uma série de novas tecnologias para que seja possível voar em segurança com drones em cidades grandes. Os testes estão sendo conduzidos na sua fase final, que acontece em Nevada e no Texas, nos EUA.

Em parceria com a Federal Aviation Administration (FAA), a NASA está planejando apresentar uma lista com as novas tecnologias, incluindo sua interface com recursos integrados aos veículos que detectam e evitam áreas carregadas. Outras funções permitem fazer reconhecimento entre aeronaves e prever chances de colisões.

Essa junção entre as duas organizações foi fundamental para entender como é possível pilotar drones em áreas superpovoadas e que já tem um tráfego aéreo carregado. Em um futuro não tão distante, os veículos não tripulados irão simplificar muitas tarefas que temos, e a FAA calcula que precisamos pensar no espaço aéreo agora para evitar incidentes com drones autônomos.

A última fase de testes está prevista para acontecer no meio deste ano. Será que o Brasil deveria seguir este exemplo?

FONTE: Engadget