set 30

Microsoft Edge implementará ferramenta para captura de tela

Ao todo, os usuários terão quatro opções disponíveis para capturar a navegação

Em breve, o Microsoft Edge implementará suporte nativo a um utilitário que ajuda nas capturas de tela feitas dentro do navegador. Batizado de “Captura da Web”, a nova ferramenta está em fase de testes.

A funcionalidade não é exatamente nova, a versão inicial do navegador possuía algo semelhante, mas foi descontinuado. No entanto, a adição promete mais facilidade em realizar capturas rápidas durante a navegação.

Com a implementação, os usuários terão à disposição quatro métodos de captura. O primeiro deles é utilizar o atalho “CTRL + Shift + S”. O segundo método consiste em clicar sobre a tela que deseja capturar com o botão direito e selecionar “Captura da Web”.

Uma das alternativas para capturar a tela é clicar com o botão direito do mouse e selecionar ‘Captura da Web’. Foto: ZDNet

Dentro da opção de configurações no canto superior direito encontra-se a terceira alternativa. Lá, basta clicar em “Captura da Web”. Por fim, é possível adicionar um botão dedicado ao recurso à barra de ferramentas do navegador.

Após realizar a captura, o usuário pode copiá-la para a área de transferência ou salvá-la para o dispositivo local – para isso, clique em “Visualizar” e depois “Salvar”.

Durante o anúncio da novidade, os engenheiros da Microsoft informaram que a captura é apenas o primeiro passo. “Em breve, você poderá adicionar cores e realces às imagens, capturar telas inteiras e rolar a página enquanto captura”.

Aviso de vazamento

Cada vez mais, a Microsoft investe em funcionalidades para que o Microsoft Edge se torne competitivo no cenário dos navegadores disponíveis. Desta vez, uma nova opção de segurança foi disponibilizada – e pode ser bem útil.

Para ajudar os usuários na proteção de seus dados, o Microsoft implementou no Edge um novo sistema para monitorar as senhas salvas no navegador. A função compara as credenciais utilizadas com um grande banco de dados de violações conhecidas. Caso alguma correspondência seja encontrada, o utilizador é avisado imediatamente.

Com isso, o Edge se junta ao Google Chrome e Firefox ao oferecer um sistema que ajuda na proteção das senhas dos usuários que utilizam o navegador. O recurso, conhecido como “Password Monitor”, pode ser ativado nas versões Edge Dev e Canary do software.

Sempre que o Edge detectar um possível comprometimento de senha, vai exibir um alerta. Após o aviso, o usuário terá a opção de alterar o dado ou ignorar a recomendação de trocar a credencial.

FONTE: https://olhardigital.com.br/noticia/microsoft-edge-implementara-ferramenta-para-captura-de-tela/107954