Metal Jet: nova impressora 3D da HP pode trabalhar com material metálico

Metal Jet usa técnica de impressão de alta resolução e promete eficiência 50% maior para criar peças e objetos metálicos

Impressora promete eficiência e baixo custo na impressão de objetos metálicos — Foto: Divulgação/HP

A Metal Jet é a nova impressora 3D da HP capaz de trabalhar com metal. O dispositivo promete atingir níveis de produtividade 50 vezes maiores do que tecnologias de impressão tridimensional disponíveis na atualidade. Seu preço de lançamento é de US$ 400 mil, pouco mais de R$ 1,6 milhão em conversão direta, sendo destinada a aplicações industriais.

Embora possa trabalhar com metal e ser usada para a fabricação de peças e componentes de precisão, como partes da suspensão de um automóvel, a Metal Jet aplica conceitos de impressão tridimensional convencionais. A Volksvagen estuda usar a tecnologia para imprimir suportes de espelhos retrovisores e alavancas de câmbio, por exemplo.

A máquina funciona seguindo um arquivo digital que orienta o movimento da cabeça de impressão. Semelhante a outros aparelhos do tipo – e até mesmo a modelos 2D convencionais – essa cabeça segue o arquivo e depõe uma camada de material metálico. Em seguida, um agente aglutinante (que funciona como cola) é aplicado. Alternando entre metal e cola, o procedimento segue até que o design esteja completo.

Parceiros da HP já testam produtos impressos pela Metal Jet. Alavanca de câmbio é um exemplo — Foto: Divulgação/HP

Parceiros da HP já testam produtos impressos pela Metal Jet. Alavanca de câmbio é um exemplo — Foto: Divulgação/HP

Segundo a HP, a Metal Jet leva até quatro horas para imprimir um objeto que ocupe todo o volume de 430 x 320 x 200 milímetros suportado pela máquina. O sistema tem maior eficiência do que tecnologias de impressão disponíveis no momento, e deve começar a ser usado pelos primeiros parceiros da HP a partir de 2019. A estimativa é de que o modelo esteja comercialmente disponível a partir de 2020.

FONTE:  TECH TUDO