abr 20

Mastercard compra empresa de identidade digital por US$ 850 milhões

A Mastercard anunciou nesta segunda-feira (19) a compra da Ekata, uma empresa especializada em verificação inteligente de identidade digital, por US$ 850 milhões.

 Para Rob Eleveld, CEO da Ekata, o aumento exponencial de operações em ambiente virtual nos últimos anos fez com que tecnologias de verificação de identidade digital ganhassem protagonismo.

“A aceleração das transações online colocou a verificação de identidade digital em primeiro plano como uma das maiores oportunidades para construir confiança digital e combater a fraude global”, disse ele, em um comunicado.

Com o aumento das compras e transações no ambiente digital, fraudes se tornam uma crescente ameaça. Crédito: Shutterstock

Com a pandemia, essa visão pontuada pelo executivo ficou clara: a Ekata ganhou 300 novos clientes em 2020.

Atualmente, a companhia conta com 2 mil, incluindo a startup de entrega de alimentos Postmates, comprada recentemente pela Uber; a startup de transporte Lyft e a Equifax, um dos principais birôs de crédito nos Estados Unidos.

Os principais setores de atuação da empresa são e-commerce, além de pagamentos e serviços financeiros.

Contra fraudes

A Ekata utiliza tecnologia de análise de dados, de pontuação e de comportamento dos usuários com intuito de prever fraudes com base nessas informações.

Mas o principal diferencial das soluções da empresa é conseguir fazer essa previsão em tempo real da fraude, no momento da transação, ou mesmo durante a abertura de uma conta.

Esse, aliás, foi um dos principais motivos que levaram a Mastercard a adquirir a Ekata, segundo o presidente de soluções cibernéticas e de inteligência da companhia, Ajay Bhalla.

“Com a adição da Ekata, ampliaremos nossas capacidades de identificação de identidade e criaremos uma maneira mais segura e contínua para os consumidores provarem quem eles dizem ser na nova economia digital”, disse o executivo, em um comunicado.

O acordo entre as companhias está bastante em linha com algumas tecnologias que a Mastercard vem adicionando ao seu ecossistema em prol da prevenção de fraudes.

Em março deste ano, por exemplo, a operadora anunciou uma parceria com a Samsung para o desenvolvimento de um cartão de crédito com biometria, que leva um leitor de impressões digitais embutido para autorizar transações.

A negociação entre a Ekata e a Mastercard ainda está em análise, seguindo o trâmite padrão de mercado, e deve ser concluída dentro dos próximos seis meses.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/04/20/pro/mastercard-compra-empresa-de-identidade-digital-por-us-850-milhoes/