Marca ‘LG Rolling’ é registrada e indica lançamento de smartphone com tela enrolável

A LG acaba de registrar na Coreia do Sul a marca “LG Rolling” que poderá ser utilizada em futuros smartphones da empresa para competir de forma direta contra os dispositivos com tela dobrável, mas oferecendo uma proposta ainda mais ousada e que seria inédita caso nenhuma empresa concorrente apresente ideia semelhante: a das telas enroláveis.

De acordo com o registro emitido pelo órgão propriedade intelectual da Coreia do Sul, o KIPO, e publicado pelo site NashvilleChatter, os indícios apontam que a fabricante poderia apresentar uma tela com capacidade de ser enrolada dentro do próprio corpo do smartphone, como a empresa já provou ser capaz de realizar em escala maior com televisores.

O documento acima cita a classe de número 9 para o uso da marca LG Rolling, o que reforça ainda mais o desenvolvimento e lançamento da tecnologia para o setor de dispositivos portáteis como smartphones.

Não há informações sobre o dispositivo em questão ou mesmo quando ele será lançado, qual seria o seu hardware e seu nome oficial. Mas a LG definitivamente parece estar trabalhando na ideia, visto que a companhia também já registrou as marcas LG Flex, Foldi, Duplex e Bendi no mercado europeu ainda em 2018.

Ao contrário do que se achava após a aparição da patente de um smartphone dobrável transparente, tudo indica que a LG vai tomar um rumo diferente dos seus principais concorrentes e, ao invés de mostrar um dispositivo dobrável, pode ser a primeira empresa a apresentar um celular enrolável.

Se a empresa optar por este caminho, vai ser a primeira a trazer esta tecnologia para o mercado mobile, fazendo com que os usuários tenham opções diferenciadas para o uso do celular. O que ainda fica em incógnita é qual seria o propósito por traz desse display, haja vista que ele poderia se tornar um smartwatch ou algo semelhante, ao invés de tablet como acontece no Galaxy Fold.

Por meio de registros na União Europeia, a sul-coreana demonstrou interesse nas seguintes marcas:

  • Signature R;
  • R Screen;
  • R Canvas;
  • E Roll;
  • Rotolo;
  • The Roll;
  • Double Roll;
  • Dual Roll;
  • Bi-Roll;
  • Roll Canvas;

Algumas destas marcas estão relacionadas à Smart TV apresentada pela LG durante a CES 2019, mas outras vão ao encontro de protótipos de smartphones exibidos pela companhia, restando apenas aguardarmos para ver qual seria o nome final dado por ela à tecnologia.

Esse rumor não pode ser tratado como utópico por conta da empresa já possuir displays OLED com essa tipo de flexibilidade sendo produzidos, que foram vistos em uso recentemente nas TVs enroláveis da marca que foram exibidos durante a CES 2019

Desde que a LG anunciou que estava desenvolvendo um smartphone dobrável, poucas informações a respeito desse dispositivo circularam na internet. Entretanto, recentemente uma patente da empresa foi divulgada mostram um aparelho ainda mais diferenciado do que tudo que já vimos ser lançado ou especulado na internet, pois é um celular flexível e transparente.

Apesar da ideia parecer inovadora, a empresa já possui esse projeto engavetado desde 2015, de acordo com a documentação 10.254.863. De acordo com os registros, esse aparelho não vai ser totalmente transparente como muitos esperam, mas sim com partes específicas trazendo essa visualização diferenciada.

Segundo o site The Verge, uma metade do celular vai ser totalmente transparente, enquanto a outra vai ter uma parte mais opaca para esconder algumas peças, como a bateria. Ainda não há informações de como ficaria a visibilidade geral da tela, haja vista que precisaria de algumas configurações diferenciadas para não refletir luz demais e atrapalhar a usabilidade.

Mesmo com o projeto encaminhado e aparecendo em um momento propício para o mercado de dobráveis, talvez a LG demore mais do que o esperado para lançar este produto, haja vista que os smartphones desse nicho ainda possuem um preço surreal para a maior parte dos entusiastas e com essas funcionalidades a mais, possivelmente este celular ficaria ainda mais caro do que os atuais concorrentes, como Samsung e Huawei.

Imagens: The Verge

2019 certamente será um ano onde as empresas precisarão inovar mais em termos de design. Muitas estão adiantadas procurando sumir com o notch em seus dispositivos visando otimizar ainda mais o aproveitamento frontal da tela, e por isso já apostam em furos diretamente no painel.

Porém, sabemos que companhias como a Samsung já trabalham em celulares dobráveis. O protótipo da sul-coreana foi apresentado em 2018, ainda muito rústico, mas há sinais de que sua primeira versão comercial poderá dar as caras nas prateleiras ao longo desse ano.

Agora, a LG foi flagrada pedindo a patente de um novo eletrônico flexível, mas de um jeitinho todo dela: além de contar com uma tela adicional que quando desdobrada ativa o modo tablet, o produto traria ainda uma polegada de display expansível por um puxão, aumentando ainda mais o espaço útil de uso.

Segundo exemplificou o site Let’s Go Digital, com esse movimento adicional seria ativada uma barra de acesso rápido aos aplicativos mais utilizados. Ao que parece, esse movimento será particularmente útil a quem deseja dividir a tela em duas instantaneamente, já que esse menu com os softwares seria exibido bem na região central do painel.

Vale lembrar, a LG já havia anunciado em outubro que estava trabalhando em um smartphone dobrável. Ela, porém, não deu previsão de quando mostrará o progresso já alcançado, e estão descartados planos dela apresentá-lo na CES 2019.

Alguns especialistas acreditam que essa será uma novidade para o terceiro trimestre do ano, ou seja, ainda estamos longe de ver o produto. Porém, pode ser que antes disso a fabricante esclareça outra engenhoca sua revelada por pedidos de patente: um smart speaker com formato de abajur.
FONTE: THE VERGE