Máquina produz suco de laranja e imprime copo a partir da casca da fruta

Criada pelo estúdio italiano Carlo Ratti Associati, a máquina espreme o suco de laranja na hora enquanto imprime um copo em 3D aos olhos do usuário, a partir de um pó produzido a partir das cascas da fruta

A criação da máquina é uma parceria do estúdio Carlo Ratti Associati, com a companhia global de energia Eni. O suco é feito na hora e servido em copos de bioplástico de casca de laranja (Foto: Dezeen/ Reprodução)

Quando falamos em aproveitar os alimentos por inteiro geralmente surgem receitas que usam das sementes às fibras das frutas, bem como misturinhas para limpeza com ingredientes adstringentes, como o limão. Pensando muito além disso, o estúdio italiano Carlo Ratti Associati desenvolveu uma máquina de suco de laranja que usa as cascas dos vegetais para imprimir copos em 3D.

Diretamente na máquina, os usuários têm o suco feito na hora e servido no copo de bioplástico de casca de laranja. A invenção foi desenvolvida para a Eni, uma companhia global de energia. Batizado de Feel the Peel, o projeto é um protótipo de 3,10 metros de altura, o qual deve ser preenchido por 1.500 laranjas.

 O funcionamento parte do pedido de um usuário por um suco. A partir disso, as laranjas deslizam sobre a estrutura circular, são cortadas pela metade dentro da máquina e, em seguida, espremidas. Os restos são depositados em um compartimento transparente na parte inferior do aparelho. Dessa forma, os itens são coletados e secos, formando um pó que é misturado com ácido polilático (PLA) para se transformar em bioplástico. O material é então aquecido para formar espécies de filamentos, que abastecem a impressora 3D, incorporada à máquina.
ASSISTA O VÍDEO AQUI:
Sendo assim, o trabalho completo não acontece ao vivo, uma vez que o dissecamento das cascas é feito em laboratório, mas a ideia é que as impressoras da tecnologia estejam sempre abastecidas com o material para que os visitantes possam ver o processo de construção dos copos antes de usá-los.

De acordo com a entrevista do criador, Carlo Ratti, ao site Dezeen, o próximo passo é dar novas funções à maquina, como a impressão de roupas e tecidos a partir de cascas de laranja.

O aparelho será instalado durante o Singularity University Summit, em Milão, evento que acontece no começo de outubro. Atualmente, vários lugares da Itália já receberam o produto para demonstrar seu funcionamento e uma nova visão para a circularidade ambiental na vida cotidiana.

A máquina acumula as laranjas frescas na parte de cima, enquanto o compartimento inferior guarda as cascas que serão dissecadas até virem um pó. O material é então trabalhado para abastecer as impressoras .

FONTE: CASA E JARDIM