nov 24

Líder do Xbox crê em app do console para TVs em até um ano

Phil Spencer está supervisionando o lançamento do serviço de nuvem xCloud para dispositivos móveis, mas acredita que a marca vá abraçar outros aparelhos

Embora o foco da Microsoft seja integrar os smartphones com a plataforma de cloud gaming xCloud, o chefe global do Xbox, Phil Spencer, disse que, até o próximo ano, a empresa deve levar a sua marca de consoles também para as smart TVs.

A informação é do The Verge, que entrevistou Spencer para o seu podcast, onde o executivo fez a revelação: “Eu acho que vocês devem ver isso nos próximos 12 meses. Não acho que há algo que nos impeça de fazer isso”, comentou.

Phil Spencer, líder global da marca Xbox, espera levar a plataforma em nuvem xCloud para smart TVs. Foto: Reprodução/Microsoft

A ideia já é antiga nas intenções da Microsoft, que em 2016 flertou com a possibilidade de lançar um dispositivo para fazer streaming de jogos para Xbox. A empresa, desde então, abandonou a ideia, considerando agora ou a criação de um app específico para televisores, ou de um aparelho de conexão USB, aos mesmos moldes do Chromecast ou Amazon Fire TV.

Por enquanto, porém, o foco é para algo mais imediato. Spencer declarou que a empresa ainda está tentando viabilizar uma interface web para fazer com que o xCloud rode em smartphones iOS, da Apple. No presente momento, a plataforma de jogos pela nuvem mostrou total compatibilidade com o Android, mas no sistema operacional do iPhone, a coisa desandou um pouco.

Consoles seguirão normalmente

Spencer também aproveitou para reafirmar o compromisso da Microsoft com o lançamento de consoles específicos para a jogatina via hardware local. Recentemente, a empresa lançou o Xbox Series S e o Xbox Series X, introduzindo a sua nova geração de aparelhos do tipo.

Microsoft xCloud quer estabelecer um ecossistema de jogos em nuvem que rode em vários dispositivos. Foto: Microsoft/Divulgação

“Eu não acho que estes serão os últimos grandes lançamentos em hardware que faremos”, disse Spencer. “Quando pensamos no xCloud, que é a nossa versão do Stadia ou Luna, eu penso que precisamos evoluir para um ponto onde jogos possam ser executados em um ambiente híbrido entre a nuvem e a capacidade de computação local”.

Finalmente, a Microsoft também confirmou intenções de integrar o xCloud ao Facebook Gaming, ampliando para as redes sociais o alcance de sua tecnologia em nuvem.

FONTE: https://olhardigital.com.br/games-e-consoles/noticia/lider-do-xbox-cre-em-app-do-console-para-tvs-em-ate-um-ano/110566