Copel anuncia a inauguração da primeira eletrovia do Brasil

O Paraná será o primeiro estado a receber a primeira eletrovia do país, desenvolvida pela fornecedora de energia Copel. A inauguração acontece na próxima terça-feira (27) e dois dos eletropostos já começam a funcionar neste dia, na agência da Copel de Paranaguá e no Polo do Km 3 em Curitiba.

Ao todo, futuramente, serão oito eletropostos espalhados nas cidades paranaenses de Foz do Iguaçu, Medianeira, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Irati, Curitiba e Paranaguá.

Cada eletroposto deve contar com 50 kVA de potência, sendo o equivalente a dez chuveiros elétricos ligados ao mesmo tempo, e ainda três tipos de conectores adaptados aos carros elétricos e híbridos presentes no mercado brasileiro.

As estações fornecerão carga rápida, entre 30 minutos e uma hora para o carregamento de 80% da bateria de grande parte dos veículos. Estão sendo investidos R$ 5,5 milhões no projeto, incluindo pesquisa e desenvolvimento.

FONTE: CANALTECH

 

 

 

 

 

A Qualcomm anunciou que iniciará a distribuição dos kits de desenvolvimento de seu novo headset de realidade virtual, o Snapdragon 845 VR, a partir do segundo trimestre de 2018.

Apresentado por meio de um modelo de referência em fevereiro, os óculos possuem capacidades tanto para lidar com jogos ou experiências interativas em realidade virtual quanto em realidade aumentada. Equipado com o SoC Snapdragon 845, o equipamento funcionará de forma independente e ainda contará com poder de fogo vindo de um processador Kyro 385 e de uma GPU Adreno 630.

A companhia também informou que o produto suportará a plataforma Vive Wave, da HTC, criada para que desenvolvedores publiquem e vendam softwares para dispositivos de diferentes marcas. Ele também contará com uma tecnologia de detecção de movimentos com amplitude de seis graus de liberdade, dispensando qualquer sistema de marcação externa.

De acordo com a Qualcomm, o kit de desenvolvimento inclui um headset com tela WQHD (com resolução de 1280 x 1440 pixels por olho) e taxa de atualização de 60 Hz. Além disso, ele terá 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno. Outra novidade é que o Snapdragon 845 VR terá o recurso de rastreamento de movimento dos olhos, que viabilizará uma economia significativa no poder de processamento com renderizações apenas nos pontos focais do usuário.

Este é o terceiro modelo de óculos de realidade virtual que a Qualcomm desenvolve e, assim como os seus antecessores, ele não será disponibilizado diretamente para os consumidores. No entanto, conforme observou a própria empresa, outras fabricantes já utilizaram o Snapdragon 835 em modelos comerciais como o Vive Focus, da HTC, e o Mirage Solo, da Lenovo. Considerando tais fatos, é só uma questão de tempo até que as companhias trabalhem no lançamento de novos headsets baseados no chip Snapdragon 845.

FONTE: TEC MUNDO